Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

Médicos adotam responsabilidade social para combater infertilidade

O Projeto Beta é primeiro centro especializado em medicina reprodutiva privado a tratar a infertilidade com responsabilidade social. O objetivo é oferecer soluções para problemas de fertilidade aos cerca de 15% dos casais que enfrentam dificuldades em obter gestação e muitas vezes acabam desistindo do sonho de terem filho devido à escassez de tratamento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Ao adequar o custo do tratamento à classificação social de cada casal, o Projeto Beta deverá atender cerca de 80 casos/mês, até o final do ano, com preços a partir de R$ 1,5 mil, atendendo grande parte do público que não tem condições de pagar pelo tratamento, nas clínicas particulares, e que não encontram atendimento na rede pública.

Implantado há um ano, o Projeto Beta - Medicina Reprodutiva com Responsabilidade Social - é formado por um grupo de 50 profissionais da área de saúde e trata-se de uma iniciativa pioneira liderada pelos médicos: Elvio Tognotti (médico assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo); Jonathas Borges Soares (Rede Latino-Americana de Reprodução Assistida); Nelson Antunes Junior (responsável pelo departamento de reprodução humana da Faculdade de Medicina do ABC); Newton Eduardo Busso (professor assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa); e Sidney Glina (presidente da Sociedade Brasileira de Urologia).

Com uma equipe multidisciplinar, também formada por biólogos, embriologistas, ginecologistas, urologistas, enfermeiros e parcerias com laboratórios farmacêuticos e financeiras, o Projeto Beta busca oferecer excelência no atendimento de casais inférteis e encontrar uma solução eficaz para o problema específico de cada um, utilizando estratégias que facilitem o acesso a tratamentos de infertilidade.

A cada 15 dias, o projeto realiza palestras gratuitas e orienta os casais sobre os tipos de tratamento oferecidos. Além disso, os casais podem tirar dúvidas com especialistas e passar por consultas, ultra-sonografia e análise seminal criteriosa. Após a escolha do melhor tratamento para o caso, são encaminhados à assistente social. Nessa etapa é realizado estudo para a adequação do custo do tratamento ao perfil sócio-econômico dos casais. 

As próximas palestras serão nas seguintes datas: 10/09; 22/10; 19/11 e 10/12. O local é a avenida Angélica, 688 - auditório do primeiro andar - bairro Higienópolis, São Paulo. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (11) 3826-7017, de segunda a sexta, a partir das 14h00.

Crédito:Tiago Oliveira

Autor:Flávia Popov

Fonte:TDPO – Comunicação Inteligente