Rio de Janeiro, 03 de Maio de 2024

Iniciativa inédita mobiliza RJ no mês mundial de combate ao câncer de pulmão

Iniciativa inédita mobiliza Rio de Janeiro no mês mundial de combate ao câncer de pulmão
 
Idealizado pela Associação Brasileira do Câncer o projeto estará no Rio no próximo dia 25. Além de levar informação à população, o objetivo é humanizar a abordagem da doença.

Novembro é o mês mundial de conscientização sobre o câncer de pulmão. Este tipo de câncer é o que mais acomete as pessoas no mundo e por esta razão é temido pela população.

Diante deste cenário, a Associação Brasileira do Câncer - ABCâncer - realiza no Rio de Janeiro a campanha Consciência Viva - Mais Qualidade de Vida no mês mundial de conscientização do câncer de pulmão - Vivo e Conto.

Das 6h30 às 15h, na Central do Brasil, a Estação Interativa Consciência Viva, um espaço diferenciado para atender o público participante, será montada. Médicos residentes e voluntários da ABCâncer participarão para esclarecer dúvidas e orientar a população sobre o tema.

Além disso, as pessoas que passarem pelo local receberão uma revista de palavras cruzadas informativa e poderão interagir com a campanha registrando suas histórias que posteriormente serão postadas no site da campanha (www.vivoeconto.com.br). A ação acontecerá também em São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte.

Além disso, o projeto conta com o engajamento do ator Herson Capri - que vive o personagem Adriano na novela "Negócio da China"-, como o padrinho da iniciativa. Exemplo de sucesso na carreira, o ator é também exemplo de superação de um câncer de pulmão, e agora abraça a causa para ajudar a disseminar as informações da doença.

"Estar envolvido nesta ação é realmente uma satisfação. A campanha tem a missão de alcançar o maior número possível de pessoas não só para alertar sobre esta doença tão grave mas também para transmitir a informação, que no meu ponto de vista é a arma mais poderosa para o combate ao câncer de pulmão.

Estou envolvido como um exemplo da importância do diagnóstico precoce. Eu tive a sorte de descobrir o câncer na fase inicial e hoje estou curado. Portanto, minha mensagem é: fique atento porque a prevenção é a melhor forma de se combater o câncer de pulmão", afirma o ator.

A campanha apresenta também o livro Vivo e Conto. Uma produção literária especial que traz contos sobre valorizar o tempo e aproveitar as coisas mais simples da vida. O livro conta com a participação de seis escritores consagrados: Dráuzio Varela, Ziraldo, Lya Luft, Rubem Alves, Ana Maria Machado e Moacyr Scliar, além de mais 29 escritores anônimos voluntários que compartilharam suas experiências, já que certas histórias além de vividas, merecem ser contadas.

"Nosso intuito é humanizar o câncer de pulmão e mudar a visão da doença no País. Até alguns anos o câncer de pulmão era visto como uma sentença de morte.

Hoje em dia o diagnóstico precoce proporciona a cura e nos casos avançados os pacientes podem obter maior sobrevida se comparado ao cenário de cinco ou 10 anos atrás, graças aos avanços de tratamentos altamente modernos e eficazes, como as terapias-alvo, por exemplo", alerta a superintendente executiva da Associação Brasileira do Câncer, Marília Casseb.

Pensando em atender todos os públicos de interesse, inclusive os pacientes portadores da doença, a campanha "Consciência Viva - Vivo e Conto" terá a participação da Associação Viva e Deixe Viver. O grupo que tem como missão promover entretenimento, cultura e informação educacional através do estímulo à leitura e do brincar, dará vida aos contos do livro Vivo e Conto.

Assim, o grupo fará apresentações durante visitas especiais a 13 hospitais em seis cidades brasileiras para transmitir mensagens de otimismo e esperança aqueles que passam pelo tratamento da doença.

A campanha é uma ação da Associação Brasileira do Câncer e conta com o apoio do Laboratório Roche.

O câncer de pulmão no Brasil

O câncer de pulmão é o que mais acomete pessoas em todo mundo, com 1,3 milhão de novos casos diagnosticados a cada ano. Três mil pessoas morrem todos os dias no mundo vítimas do câncer de pulmão. Para se ter uma idéia, isso significa que a cada 30 segundos uma pessoa morre em virtude da doença.

No Brasil, segundo dados do INCa - Instituto Nacional do Câncer -, mais de 27 mil novos casos serão diagnosticados em 2008, sendo mais de 3 mil novos casos somente no Rio de Janeiro.

Um estudo internacional desenvolvido pelo Instituto Karolinska, na Suécia, revelou que no Brasil, 91% dos casos de câncer de pulmão são diagnosticados nos estágios III e IV, ou seja, nas fases mais avançadas da doença.

Atualmente existem alguns tratamentos inovadores para o câncer de pulmão que aumentam a sobrevida e melhoram a qualidade de vida para o paciente. Com mecanismo de ação diferente da quimioterapia, agem especificamente bloqueando uma enzima dentro da célula do câncer, responsável pela proliferação da doença no organismo.

Além disso, alguns possuem a facilidade da administração oral, o que reduz os gastos com infusão e internação no hospital. Isso leva à melhor relação "custo-efetividade" para hospitais, planos de saúde e sistemas públicos de saúde, quando comparado aos tratamentos disponíveis até o momento, já que reduz os efeitos adversos e os custos envolvidos no manejo destes, como náuseas, vômitos, e em especial, a diminuição das células de defesa, característicos da quimioterapia intravenosa.

Associação Brasileira do Câncer

A Associação Brasileira do Câncer é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, cuja missão é informar, educar e mobilizar a sociedade para a prevenção, detecção precoce e diminuição do sofrimento das pessoas tocadas pelo câncer.

Partindo do pressuposto de que a batalha contra o câncer deve ser enfrentada também no campo da conscientização e da articulação política, com vistas ao respeito do que reza o art.196 da Constituição Federal, a Associação passou a atuar e influenciar desde ações de prevenção até a mobilização de pacientes, familiares, cuidadores e formadores de opinião em torno da luta por seu direito de acesso à saúde.

Agenda da Campanha:

Ação de conscientização sobre câncer de pulmão

Data : terça-feira, dia 25

Horário : das 6h30 às 15h

Local: Central do Brasil

Endereço: Estação Pedro II - Praça Cristiano Otoni, s/nº. Próxima à Av. Presidente Vargas - Centro RJ

Visitas aos hospitais

Datas

Cidades

Hospitais

21/11

Brasília

Hospital Universitário

21/11

Belo Horizonte

Hospital Felício Roxo

21/11

Porto Alegre

Hospital Santa Rita de Cássia

25/11

São Paulo

Hospital Brigadeiro

25/11

Rio de Janeiro

INCa

21/11

Salvador

Hospital Português

Crédito:Cris Padilha

Autor:Juliana Wruck

Fonte:Universo da Mulher