Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

Campanha inédita "pinta" Cristor Redentor de rosa no mês mundial de conscientização sobre câncer de mama

Campanha inédita "pinta" Cristor Redentor de rosa no mês mundial de conscientização sobre câncer de mama

Idealizada pela Femama, a campanha "Não aceite a informação pela metade" visa contribuir para ampliar o acesso à mamografia e levará informações para a população por meio do "Rosamóvel" na Lagoa Rodrigo de Freitas


Outubro é o mês mundial de conscientização sobre o câncer de mama. Pensando nisto, a Femama - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama, realiza em todo o País a campanha "Não aceite a informação pela metade". Diversos monumentos no Brasil serão iluminados de rosa, cor oficial da causa, durante o mês com o intuito de alertar os brasileiros para este tipo de câncer que acomete mais de 49 mil mulheres anualmente em todo o território nacional.

No Rio de Janeiro o Cristor Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, será iluminado de rosa na noite do dia 28 com intuito de chamar atenção para a causa e permanece até o dia 29. Durante o dia, das 6h30 às 14h, as pessoas que passarem pela Lagoa Rodrigo de Freitas, no Parque dos Patins, receberão informações sobre o diagnóstico precoce, direitos e tratamentos relacionados ao câncer de mama em uma van batizada de "Rosa Móvel".

Já participaram da campanha ao longo do mês a Pinacoteca do Estado e o Museu de Arte Moderna em São Paulo, a Ópera de Arame em Curitiba, o Memorial JK em Brasília e Palácio do Piratini em Porto Alegre

O Rosamóvel contará com a presença de voluntários da FEMAMA que levarão informação sobre a doença, a importância da realização do exame de mamografia, principal exame para diagnosticar esse tipo de câncer na fase inicial, além dos direitos das pacientes.

As blitz do "Rosamóvel" serão dinâmicas. Promotoras fotografarão as mulheres vestidas com acessórios em rosa e em um fundo repleto de frases-chave sobre a campanha e distribuirão a revista Mulher Consciente em versão pocket que contém informações completas sobre a doença. A foto posteriormente será postada no Portal Mulher Consciente (www.mulherconsciente.com.br) As mulheres participantes receberão um e-mail com o link da foto no Portal Mulher Consciente e texto com conteúdo informativo da campanha para repassarem aos seus grupos de amigos.
Nesta terça-feira, das 6h30 às 14h, as pessoas que passarem pela Lagoa Rodrigo de Freitas, no Parque dos Patins, receberão informações sobre o câncer de mama em uma van batizada de "Rosa Móvel"

"É importante salientar o enorme esforço que a Femama faz para propagar as mensagens corretas na luta contra o câncer de mama, uma doença que mata 10 mil mulheres por ano no Brasil", afirma Dra. Maira Caleffi, presidente da Femama. "É sempre importante fazer o auto-exame, mas a descoberta do nódulo revela um estágio avançado do câncer. A mulher conseguirá sentir um nódulo ao palpar a mama quando este já estiver evoluído e as chances de cura reduzidas. O exame que consegue detectar o nódulo em fase inicial é a mamografia que, quando diagnosticado no início da doença, tem 95% de chance de cura", completa a Dra. Maira Caleffi.

A iluminação de rosa do Santuário Cristo Redentor do Corcovado é o ponto máximo do movimento "Outubro Rosa - Mulher consciente na luta contra o câncer de mama" e da campanha "Não aceite informação pela metade", que teve também a repercussão em outros monumentos históricos de diversas capitais brasileiras. Na ocasião, convidados e personalidades acompanharão a cerimônia de iluminação do Santuário Cristo Redentor do Corcovado e a benção do Padre Dom Omar Raposo de Souza, reitor do Santuário, para com a causa, desde um coquetel no Hotel Copacabana Palace.

O movimento Outubro Rosa - Mulher Consciente na luta contra o câncer de mama é uma iniciativa criada nos Estados Unidos, na Califórnia, em 1997, marcada pela iluminação de monumentos históricos mundiais como a Torre de Pisa, na Itália e o Arco do Triunfo, na França.

A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade à luta contra o câncer de mama, fortalecendo a importância do diagnóstico precoce, do acesso de qualidade e eficiente ao tratamento, à diminuição do tempo de espera entre a descoberta da doença e o tratamento, que atualmente é de 180 dias, além da reabilitação da mulher.

O câncer de mama ainda é o segundo tipo de câncer mais freqüente no mundo e permanece o primeiro entre as mulheres. De acordo com as estimativas do Instituto Nacional do Câncer, INCa, o câncer de mama deverá atingir mais de 49 mil mulheres no Brasil e mais de 7,5 mil no Rio de Janeiro somente este ano.

Em abril deste ano, a lei nº 11.664 que efetiva as ações de saúde e assegura a prevenção, detecção, tratamento dos cânceres de mama e colo uterino, na esfera do Sistema Único de Saúde, foi sancionada no Brasil e garante a partir de abril de 2009 a mamografia anual para todas mulheres com mais de 40 anos no SUS. "Isso foi uma grande vitória para a mulher brasileira e poderá ter excelente impacto na realidade estatística do câncer de mama no País. É preciso conscientizar que o câncer de mama pode e deve ser diagnosticado precocemente, já que hoje, por meio de terapia-alvo adotada desde a fase inicial da doença, as chances de cura são altas para a maioria dos tumores de mama, incluindo um dos mais raros e agressivos, o HER-2 positivo", reforça dra. Maira.

Um tumor de mama dobra de tamanho a cada 3 meses. Para cada 1 milímetro de aumento do nódulo, as chances de cura diminuem 1%. "É preciso informar para combater a doença na fase mais precoce", alerta.

A campanha "Não aceite informação pela metade" e o movimento "Outubro Rosa na luta contra o câncer de mama" são promovidos pela Femama - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama - e conta com o apoio do Laboratório Roche, Sufresh, MAM - Museu de Arte Moderna de São Paulo, Esquina da MPB, Banco Santader, Salton e Brascan.

Sobre a Femama

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama - FEMAMA, fundada no dia 22 de julho de 2006 no Seminário Visão de Futuro 2006-2015 na cidade de São Paulo, mobiliza 27 instituições filantrópicas e tem representantes em 15 Estados brasileiros. No seminário Visão do Futuro começou a primeira etapa do Projeto Te Toca Brasil, o qual consiste na união de diversas entidades ligadas à causa do câncer de mama para o alinhamento de objetivos que devem ser alcançados por meio de planejamento estratégico na busca por melhorias na aérea da saúde da mama, tais como a diminuição do índice de mortalidade pela doença, a melhoria da qualidade dos exames e das medicações, representatividade no Congresso, entre outros
.

Crédito:Cris Padilha

Autor:Juliana Wruck

Fonte:Universo da Mulher