Rio de Janeiro, 01 de Maio de 2024

Seguros para mulheres avançam no mercado

Especialista aponta, entretanto, que se a consumidora não vai utilizar todos os serviços voltados ao público feminino, pode ser mais vantajoso contratar um produto tradicional
 
 
Já se sabe da projeção das mulheres no trabalho, educação, esportes, política e claro, nas famílias.
 
Hoje, segundo pesquisa do Ibope Mídia Brasil, divulgada no início de outubro, 32% das famílias de classe C são chefiadas por mulheres. A porcentagem equivale a um número superior a 60 milhões de comandantes do lar e do consumo.
 
“Tendo em vista a crescente participação das mulheres em todas as esferas da sociedade, o mercado de seguros está preocupado em atender as necessidades femininas, lançando produtos e serviços especialmente desenhados para esse público”, analisa o especialista Carlos Antonio Barros de Moura, da BarrosDeMoura & Associados.
 
É assim que já existem diversas companhias que oferecem seguros de vida voltados para elas. Além das coberturas tradicionais – morte, invalidez permanente total ou parcial por acidente – os produtos contam também com diagnóstico para diversos tipos de câncer, especialmente de mama e ginecológico.
 
Também é possível encontrar diferenciais para o público de saias no tradicional ramo de automóveis.
 
Nesse caso, há seguradoras que incluem no pacote serviços como assistência para gestantes e atendimento educacional aos filhos. Em alguns casos de pane com o carro, elas podem chamar a Assistência 24 Horas, quando estiverem dirigindo sozinhas, para convocar um motorista que vai conduzi-la até a residência.
 
“Como se trata também de um público em tese mais vaidoso que o masculino, diversas seguradoras disponibilizam até descontos em academias e clínicas de beleza, tanto em produtos de vida, quanto de assistência médica”, comenta Barros de Moura.
 
Alinhados com a expansão das redes sociais, há também seguros que disponibilizam acesso a blogs com dicas para decoração, moda e saúde. Quando o assunto é qualidade de vida, também não faltam produtos que oferecem orientações nutricionais com cardápio balanceado para dietas.
 
“Mas como tudo está embutido no valor do seguro, a dica é analisar com cuidado se a mulher necessita e vai realmente utilizar todos os serviços oferecidos pelos produtos voltados para o público feminino. Pode ser que a consumidora já tenha uma vida saudável e equilibrada, ou já possua seu cabeleireiro preferido, então pode ser mais barato adquirir um seguro tradicional”, avalia Barros de Moura.
 
Ele ressalta que o perfil de cada segurada deve ser bem analisado ao adquirir tais produtos e, para tanto, é indispensável fazer cotações em diferentes companhias, sempre com assistência especializada de um corretor de seguros.
 
Sobre o especialista

Carlos Antônio Barros de Moura é consultor sênior de BarrosDeMoura & Associados e diretor da APTS (Associação Paulista dos Técnicos de Seguro).
 
Tem mais 35 anos de experiência na indústria de seguros, como executivo de seguradoras ou corretoras, além de ser professor e palestrante, e participa regularmente de encontros nacionais e internacionais sobre seguros, resseguros, gerenciamento de riscos e administração geral.
 
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Pedro Duarte

Fonte:Universo da Mulher