Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

11ª Campanha Nacional Gratuita em Diabetes, de Detecção, Orientação, Educação e Prevenção das Complicações

CAMPANHA DO DIA MUNDIAL DO DIABETES 2008

SERÁ REALIZADA EM NOVEMBRO NO BRASIL

A cada 10 segundos uma pessoa morre no mundo em conseqüência das complicações do Diabetes; Brasil terá campanha de detecção e orientação

 

Estimativas recentes indicam que há cerca de 250 milhões de pessoas com Diabetes em todo o mundo. Em 2025, este número deve chegar a 380 milhões. Só no Brasil, os estudos contabilizam 11 milhões de pessoas com a doença, sendo que 50% deste total desconhece que possui Diabetes. Diante desses dados importantes, será realizada em 16 de novembro, em São Paulo, a mais importante campanha de informação e detecção sobre a doença no mundo.

Organizado internacionalmente pela International Diabetes Federation (IDF), com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), em 160 países, o Dia Mundial do Diabetes é organizado no dia 14 de novembro, instituído em 1991, com objetivo de aumentar a conscientização global sobre a doença. No Brasil é organizada pela Federação nacional de Associações e Entidades de Diabetes (FENAD). 

Como parte do calendário desta importante data, a Associação Nacional dos Diabéticos (Anad) organiza há 11 anos, no Colégio Madre Cabrini, em São Paulo, uma campanha nacional e gratuita de detecção de Diabetes, orientação, educação e prevenção das complicações decorrentes da doença.

A iniciativa, que neste ano tem como tema central “Um ano em um dia”, tem patrocínio da Divisão Diagnostics da Roche, líder mundial na monitorização de glicemia com a marca Accu-Chek. A campanha deve realizar testes gratuitos de glicemia em cerca de 10 mil pessoas, além de oferecer atendimento imediato aos portadores do Diabetes, com orientação e educação, avaliação de pés, olhos, boca, aferição de pressão arterial, testes de colesterol, hemoglobina glicada, microalbuminúria, avaliação vascular e nutricional.

O evento realizado em São Paulo pela ANAD terá iniciativas sob a responsabilidade da Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes (Fenad) e com a participação de Secretarias Municipais e Estaduais, além de organizações não-governamentais. Estima-se que a campanha de 2007 tenha alcançado 1 milhão de pessoas, em 1,2 mil cidades.

“As campanhas têm por finalidade a detecção do Diabetes mellitus principalmente nos grupos de risco, que são os portadores da doença sem diagnóstico, calculando-se em cerca de 40 a 50 % dos 11 milhões estimados no Brasil. O diagnóstico precoce propiciará o respectivo tratamento diminuindo assim, o impacto das complicações. O Dia Mndial marca também ações múltiplas que têm como objetivo a conscientização da população, dos portadores e dos gestores de saúde para a importância do Diabetes”, declara o Prof. Dr. Fadlo Fraige Filho, Presidente da ANAD / FENAD.

Estatísticas sobre Diabetes:

  • A IDF estima que o número de pessoas com Diabetes em todo o mundo é de 250 milhões de pessoas, atingindo 380 milhões em 2025, sendo que 80% deste total refere-se a habitantes de países pobres, onde há pouco ou nenhum acesso a tratamentos e medidas de controle do Diabetes.
  • A cada dez segundos uma pessoa morre no mundo em conseqüência das complicações do Diabetes – são 3,8 milhões de mortes por ano.
  • A cada ano, cerca de 7 milhões de pessoas desenvolvem a doença.
  • No Brasil, estima-se que, em 2010, a população com Diabetes atinja a casa de 12 milhões de pessoas.

Sobre a ANAD

A Associação Nacional de Assistência ao Diabético é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, dedicada a atender, orientar, acompanhar, tratar e educar pessoas com diabetes. Com 28 anos de atuação, a ANAD atua junto aos portadores do Diabetes aos multiprofissionais de saúde que tratam da doença para atualizá-los, reciclá-los e capacitá-los, propiciando melhor atendimento e conseqüentemente uma melhor qualidade de vida ao paciente com Diabetes. A ANAD oferece tratamento com médicos, cirurgiões dentistas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e profissionais que orientam atividades físicas. A educação continuada ocorre diariamente com cursos, oficinas, palestras e atividades como coral, dança e passeios.
 

DIA MUNDIAL DO DIABETES – 14 de Novembro

Tema de 2008: DIABETES NAS CRIANÇAS E NOS ADOLESCENTES

Diabetes é a doença que mais mata no Mundo!

 

Na Cidade de São Paulo:

 

A população sem recursos econômicos de São Paulo terá no dia 16 de novembro, a oportunidade de realizar um controle de saúde para detecção do Diabetes e prevenção das complicações.

 

A ANAD (Associação Nacional de Assistência ao Diabético) e a FENAD (Federação Nacional de Associações e Entidades de Diabetes) realizam um mega atendimento em sua maior ação social anual. Serão 11 atendimentos todos no mesmo local e no mesmo dia. São ações de detecção de Diabetes e prevenção de suas complicações tais como:


- Teste de Glicemia;

 - Avaliação de olhos;

- Avaliação de boca;

- Avaliação dos pés;

- Testes de hemoglobina glicada;

- Testes de microalbuminúria;

- Testes de colesterol;

- Aferição de pressão arterial;

- Avaliação fisioterápica;

- Avaliação vascular;

- Avaliação nutricional;

- Orientação Educacional;

- Exposição de Produtos e Alimentos.

 

Se essa pessoa procurar o SUS (Sistema Único de Saúde) para realizar esses atendimentos demoraria aproximadamente um ano.

 

 “Campanha Gratuita de Prevenção do Diabetes e suas Complicações”

Diabetes: Um ano em um dia

Data: 16/11/2008 - domingo

Horário: das 8h às 17h

Local: Colégio Madre Cabrini

Endereço: Rua Madre Cabrini, 36, ao lado do metrô Vila Mariana, em São Paulo. 

Informações: (11) 5572-6559/6179 – mkt@anad.org.br

 

                                               DIABETES: UM ANO EM UM DIA

 

No Brasil:

 

Cerca de 1200 cidades do Brasil aderiram a esse movimento coordenado pela ANAD/FENAD que é uma ação global (181 países) da IDF (International Diabetes Federation) e OMS (Organização Mundial de Saúde) pelo Dia Mundial do Diabetes (DMD), e que a partir deste ano, é também uma ação da ONU (Organização das Nações Unidas).

 

Mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo têm Diabetes; cerca de 4 milhões não sabem que são portadores e mais de 10 milhões de pessoas têm Diabetes no Brasil, e, muitas delas não recebem os cuidados dos quais necessitam. O Dia Mundial da Diabetes de 2008 tem como tema Diabetes nas Crianças e nos Adolescentes e além destes, trabalharemos a família como cuidadoras dessas crianças e adolescentes.

 

O Dia Mundial do Diabetes foi instituído pela IDF ( International Diabetes Federation) em 1991 como um meio de aumentar a conscientização global sobre o Diabetes e hoje é realizado em 181 países. É uma oportunidade de chamar atenção do público e autoridades de saúde para os problemas desta grave enfermidade que está em crescimento em todo o mundo. A previsão de 330 milhões de pessoas com Diabetes para o ano de 2025 exige a necessidade urgente de melhorar a conscientização sobre a doença, e a data é a oportunidade de unir esforços para consegui-lo.

 

Sobre Diabetes:

 

 “Devemos chamar a atenção para o número cada vez maior de pessoas que têm dificuldade em conseguir o tratamento adequado, tanto em países desenvolvidos quanto naqueles em desenvolvimento”, diz o Prof. Dr. Fadlo Fraige Filho, médico endocrinologista e presidente da ANAD/FENAD: “Isso ocorre ou por estarem fora dos sistemas de saúde ou, por alguma razão, terem dificuldades no acesso ou desconhecimento dos serviços que estão à sua disposição.” Alguns dados tornam a situação mais preocupante:

  • A IDF estima que o número de pessoas com Diabetes em todo o mundo chegue a 333 milhões em 2025. Deste total, 80%  viverão em países pobres. Na maior parte desses países, há pouco ou nenhum acesso a tratamento que podem ajudar no controle da Diabetes e até mesmo a salvar a vida de quem tem a doença.
  • A cada dez segundos uma pessoa morre no mundo em conseqüência das complicações do Diabetes – são 3,2 milhões de mortes por ano. Pelo menos uma em cada dez mortes entre adultos de 35 a 64 anos ocorre em decorrência disso.
  • No Brasil estima-se que existam cerca de 10 a 11 milhões de portadores de Diabetes, estando diagnosticados aproximadamente 6 milhões.
  • A população mundial está envelhecendo – a expectativa de vida no Brasil passou de 62 anos, em 1980, para 71 anos, nos dias de hoje. O Diabetes e suas complicações são mais freqüentes em idosos – se os sistemas de saúde não se prepararem adequadamente, uma idade avançada pode se tornar sinônimo de muitos problemas.
  • No Brasil, pesquisa realizada em 2006 mostrou que os portadores de Diabetes da Rede SUS, descompensados, quando submetidos ao tratamento adequado com endocrinologista e equipe multiprofissional: enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e tendo acesso a gratuidade a medicação e monitorização (glicosímetros, etc), tiveram a sua doença muito melhor controlada após 6 meses do tratamento. O melhor controle resulta em menor complicação 

O Diabetes caracteriza-se pela deficiência na produção de insulina pelo pâncreas, uma substância que permite o aproveitamento da glicose (açúcar) contida nos alimentos para que ela possa ser transportada para dentro das células, sendo transformada em energia. Se a glicose não é “absorvida”, fica presente na corrente sanguínea, o que, em níveis altos durante muito tempo, ocasiona as complicações do Diabetes: doenças cardíacas (coronariopatias), renais (hipertensão arterial e insuficiência renal), cegueira (retinopatia) e amputação de membros (neuropatias e trombose) são as mais comuns.

 

A detecção precoce é vital. As campanhas de detecção para a população ajudam a descobrir casos de Diabetes e prevenir complicações, em lugar de encontrar a doença por meio das complicações já instaladas – levando a um impacto muito maior, não só sobre a qualidade de vida do indivíduo mas também sobre a sociedade em geral, em termos sócio-econômicos.

 

A campanha do Dia Mundial do Diabetes conta com o apoio da Roche Diagnostica Brasil, líder nacional na monitorização de glicemia.

 

A IDF e a ONU apadrinharam a campanha do DMD em todo o mundo e entre os vários objetivos está o de iluminar com luz azul, na noite de 14 de novembro, ao menos 500 monumentos ícones em todo o mundo, como é o caso do Cristo Redentor, que já iluminamos em 2007 e também iluminaremos neste ano.

Também pretendem chegar a 500 mil casas e entidades particulares. Assim, se conseguirmos a adesão da imprensa para divulgar esta ação, poderemos alcançar um número recorde em nosso país.

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Bruna Pelligotti

Fonte:Cris Padilha