Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

Vitoriosas do câncer de mama lotam as ruas de Porto Alegre

Cerca de 2 mil pessoas participaram, na manhã de domingo (13/07), da 5ª Caminhada das Vitoriosas, promovida pelo Instituto da Mama do RS (Imama). O evento, que pintou de cor-de-rosa as ruas da cidade, teve como protagonistas as mulheres com histórico de câncer de mama. Para mostrar que a doença tem cura – detectada precocemente as chances de cura chegam a 95% -, muitas delas usavam uma faixa com os dizeres: “Eu tive câncer. Eu me curei”. A Caminhada saiu do Parque Moinhos de Vento (Parcão) e encerrou no Parque Farroupilha (Redenção).

Na ocasião, a presidente do Imama, Maira Caleffi, alertou para a importância dos cuidados com a saúde da mulher e para a necessidade de diminuir os índices de mortalidade. “Não há prevenção para o câncer de mama, mas não podemos aceitar que nossas mulheres continuem morrendo de uma doença curável”, salientou. De acordo com ela, é preciso que a sociedade e o poder público se conscientizem da importância da mamografia: “O auto-exame é importante, mas é na mamografia que temos o diagnóstico preciso, especialmente para os estágios iniciais da doença”, explicou Maira.

A programação da Semana da Luta contra o Câncer de Mama continua no dia 18/07, com o projeto IMAMA na Rua – os principais serviços oferecidos pela entidade serão levados para mais próximo da população –, no hall de entrada do Auditório Dante Barone, na Assembléia Legislativa do RS. Lá, serão realizados serviços tradicionais da instituição, como empréstimo de perucas às mulheres em tratamento contra o câncer de mama. Além disso, os visitantes poderão esclarecer suas dúvidas sobre a doença e também conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos pela entidade, como o Grupo de Ajuda de Mulher para Mulher, que oferece apoio psicológico a mulheres que estão passando ou passaram pelo histórico do câncer de mama, e o Mamamóvel, unidade móvel que, através de parcerias, realiza mamografias em populações com dificuldade de acesso.

No interior, as Caminhadas das Vitoriosas seguem nos dias 16, em Cachoeira do Sul; 18, em Triunfo; e 19, em Bento Gonçalves. A cidade de Taquara foi a primeira a receber o evento neste ano, no dia último dia 12. O Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros com o maior número de casos da doença. Em 2008, serão 4,4 mil novos casos de câncer de mama, de acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A mortalidade, no Estado, é de 18%. “É um número absurdo para uma doença curável. Só é compreensível quando constatamos que 49,7% das mulheres acima de 50 anos no país nunca fizeram mamografia em suas vidas”, salienta Maira. A capital gaúcha é a cidade brasileira com maior mortalidade por câncer de mama. Em 2006, a neoplasia de mama foi responsável pela morte de 16,9% de mulheres que tiveram câncer na cidade, de acordo com dados epidemiológicos da Prefeitura Municipal.

São parceiros da Caminhada o Sesc/RS, a Assembléia Legislativa do RS, a Novartis Oncologia, a Panvel e o Grupo RBS. O Imama é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Justiça como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que atua diretamente nos processos de educação, reabilitação, articulação e mobilização social em favor da saúde da mama, devido ao significativo índice de mortalidade por câncer de mama no RS. Através de seu trabalho, procura mobilizar a sociedade para a importância dos cuidados com a saúde da mama. Outras informações podem ser obtidas no site www.imama.org.br ou pelo telefone 51 3264 3000.

Crédito:Cris

Autor:Liziane Alves

Fonte:Universo da Mulher