Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

Já estão abertas as matrículas para o Projovem Urbano

As matrículas para o ProJovem Urbano já estão abertas e vão até o final de agosto em 45 municípios em todo o Brasil (vide link ao final do texto). O Programa vai atender jovens de 18 a 29 anos, oferecendo-lhes a oportunidade de conclusão do ensino fundamental e formação profissional. Para 2008 há 250 mil vagas disponíveis e até 2010 o governo federal pretende beneficiar um total de 900 mil jovens.

 

Sob coordenação da Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República, o ProJovem Urbano é uma reformulação do antigo ProJovem, que em três anos matriculou 250,5 mil jovens em todas as regiões do país. Além da expansão do número de beneficiados, o novo Programa ampliou a faixa etária (a idade máxima passou de 24 para 29 anos) e abriu a possibilidade de matrícula para quem apenas sabe ler e escrever. Além disso, o aluno pode estar trabalhando formalmente, com carteira assinada, o que não era possível anteriormente.

 

O ProJovem Urbano é uma das quatro modalidades do Programa Integrado de Juventude - ProJovem, lançado no final de 2007, com a unificação dos programas Agente Jovem, Saberes da Terra, ProJovem, Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica. Juntos esses programas atenderam 467 mil jovens e, com a unificação, vão beneficiar mais de 3,5 milhões de jovens até 2010. As outras três modalidades do Programa são: Projovem Adolescente (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Projovem Campo (Ministério da Educação) e Projovem Trabalhador (Ministério do Trabalho e Emprego). A gestão do Projovem Urbano está a cargo desse três Ministérios, sob a coordenação da Secretaria-Geral.

 

Na segunda quinzena de julho, o governo federal vai lançar uma campanha em nível nacional para divulgar o período de matrículas em todo o Brasil. Os municípios que não iniciarem as aulas no segundo semestre de 2008 vão integrar um segundo grupo de cidades que iniciarão o curso em fevereiro de 2009, com matrículas nos meses de novembro e dezembro.

 

Para saber se o seu município vai participar da primeira etapa de matrículas, ligue no telefone 0800 722 7777, acesse o site www.projovem.gov.br ou informe-se na Prefeitura ou junto ao governo estadual.

Crédito:Cris

Autor:Secretaria-Geral da Presidência da República

Fonte:Universo da Mulher