Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

Executiva explica como alcançar o equilíbrio entre vida pessoal e profissão

No próximo 8 de março, será comemorado mais um Dia Internacional da Mulher, o que vem ocorrendo desde 1910.
 
 
Mesmo que uns injustamente ainda considerem esse ser humano um tanto frágil, é fato que, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram duras e incansáveis batalhas em nome da igualdade, independência e, principalmente, reconhecimento profissional.
 
 
Para se ter uma idéia, uma pesquisa realizada por uma empresa de recursos humanos aponta que, desde 1998, o número de diretoras de empresas subiu de 13,2% para 14,8%; o de gerentes mulheres passou de 12,4% para 15%, e o de chefes cresceu de 20,7% para 22,7%. Desde então, começou a mudar o perfil dos cargos estratégicos nas organizações.
 
 
Essa evolução traz à tona o conhecido dilema sobre as peculiaridades entre homens e mulheres. Há quem diga que, à frente de empresas, e liderando equipes, elas seriam mais flexíveis, dinâmicas e objetivas. Mais até do que seus colegas trajados com ternos e gravatas.
 
 
Mesmo com tantas conquistas, até as mais ferrenhas feministas ainda se questionam acerca de um eterno dilema, que é equilibrar dois lados: vida pessoal e trabalho. A afirmação, que mais parece um clichê, traduz a realidade de boa parte das mulheres. Mesmo longe daqueles que tanto amam, esses seres, dotados de um sentimento muito especial, conseguem sempre se fazer presentes na vida dos filhos e dos companheiros.
 
 
E é assim que Mirian Zacareli, executiva símbolo de empreendedora bem-sucedida, administra sua carreira há 33 anos, em um grupo norte-americano de empresas de produtos químicos. “Concentrar os esforços num projeto que a gente se propõe a fazer com simplicidade e dedicação trará, inevitavelmente, a alegria tão necessária para uma saudável sobrevivência. Somente quando conseguimos cumprir os compromissos profissionais e com nossa família, ao mesmo tempo, é que podemos nos considerar verdadeiramente felizes. Imaginar-se alcançar êxito separadamente, faltando uma dessas partes, seria como ter uma felicidade superficial ou passageira”, afirma a especialista.
 
 
A profissional (e mãe, e esposa), confessa que não é muito fácil cumprir todas as tarefas, mas a capacidade, ou melhor, o talento, de se dividir e fazer várias coisas ao mesmo tempo, tem sido sua grande aliada. “O diferencial da mulher é que ela sempre traz consigo, e aplica no seu dia-a-dia – seja nas relações empresarias, ou mesmo em casa – a herança do ambiente doméstico. Ou seja, a vocação de fazer múltiplas tarefas simultaneamente, além do estilo hands on, ou seja, a facilidade de botar logo a mão na massa para ver o resultado em curto espaço de tempo".
Mas chegar ao topo da carreira exige que as mulheres invistam, cada vez, mais na carreira.
 
 
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação, as brasileiras passam, em média, 5,7 anos nos bancos escolares, contra 5,4 anos da população masculina. E, com Mirian, não foi diferente. Ela é pós-graduada em Administração de Marketing pela UNISO (Universidade de Sorocaba), graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pelo UNISO, além de haver participado de vários cursos e seminários de desenvolvimento profissional, no Brasil, Estados Unidos, Canadá, México, Peru, Argentina e Chile, o que a fez chegar ao topo da organização.
 
Tanto empenho e dedicação fizeram com que Mirian desse várias contribuições para a empresa em que atua, como a implantação do Sistema de Qualidade e obtenção de certificação nacional e internacional da ISO9001 e Gestão Sistêmica da Qualidade. Como resultado do empenho da equipe que chefia, obteve, em seis meses a certificação e o comprometimento de melhoria contínua nos processos de fabricação e serviços aos cliente.
 
 
Mas, além dessa meta, a administradora conquistou a Certificação no Programa de Atuação Responsável (ABIQUIM) (versão brasileira do Responsable Care, reconhecido, tanto no País como no exterior, como uma das principais iniciativas para melhorar o desempenho da indústria química nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente. “Na verdade é um esforço constante de treinamento e conscientização dos colaboradores para manter o programa que gera excelentes resultados técnicos e econômicos, como a redução de recursos naturais, menor geração de efluentes e queda do número de acidentes, além do benefício do fortalecimento da imagem interna e externa da empresa)”.
 
Mirian afirma que, para sustentar o equilíbrio, não há receitas prontas, mas demanda segredos que cada um tem que descobrir por conta própria, para aprender a ter flexibilidade, saber explorar oportunidades, lidar com novas tecnologias – que surpreendem com novos lançamentos a toda hora – e reorganizar atividades do dia-a-dia (que tomam muito tempo), além de reconhecer a necessidade de manter os estudos. “Tudo isso deve ser feito sem esquecer que somos gente e convivemos com gente. Buscar o horizonte emocional nos momentos mais difíceis, manter a calma, ter paciência quando o outro está alterado, segurar o impulso de interferir quando tiver tempo para atender todos os compromissos, saber ouvir, saber esperar, encontrar pontos positivos em situações adversas, são atitudes nobres e para os sábios, mas fáceis de serem aplicadas”, defende.
 
Segundo a executiva, é preciso acreditar nos sonhos, ser ousada, entusiasta, persistente, corajosa, inovadora, permitindo-se o direito de errar se estiver explorando um campo desconhecido em busca de aperfeiçoamento. “Tenha atitudes nobres e faça parte do grupo dos sábios, atualize-se, encante com a excelência de seus serviços, organize-se e encontre tempo para fazer tudo que julgar ser importante, ajude as pessoas para que elas sempre tenham esperança, inclua sua família na sua agenda, viva o presente, faça as coisas com paixão”, conclui.
Para Mirian, o que está faltando é mulher na política. "A mulher ocupou diversos espaços, mas não participa, como deveria, da política. Precisamos mais mulheres com capacidade de liderança para motivar as outras a reivindicarem seus direitos", incentiva a executiva.
 
 
Sobre Mirian Zacareli
 
Atualmente, ocupa o cargo de diretora da empresa em que trabalha. Devido à sua visão estratégica, consagrou-se, também, como conselheira do comitê da empresa para o Brasil, Chile e Argentina.  Já recebeu Prêmio IPEG – Prêmio Paulista da Qualidade da Gestão – 2004. Prêmio PRQG – Prêmio Regional da Qualidade da Gestão – Sorocaba – 2004. Medalha de Bronze e Placa de Melhor Desempenho na categoria das médias empresas nível I. Certificação PRQG-Sorocaba- 2005.

Crédito:Carolina Lara

Autor:Mirian Zacareli

Fonte:Orbitaltec