Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

Comida que Cuida

Para permitir o acesso de seu conteúdo a um número maior de pessoas, Comida que Cuida estará disponível para download no site corporativo da empresa, www.sanofi-aventis.com.br, a partir de 9 de novembro, logo após o lançamento oficial.
As instituições de saúde poderão solicitar seu exemplar em um formulário específico também disponível no site.
 
 
Firme, forte, feliz.
“Saco vazio não pára em pé, a máxima de todas as mães do planeta, é a mais pura verdade. Coma. Quando se está em tratamento contra o câncer, o importante é não perder peso.”
 
Com freqüência, o tratamento de câncer afasta o paciente da comida: alguns perdem o olfato, outros têm o paladar alterado ou reclamam do gosto metálico persistente na boca. O desconforto costuma ser grande e o desinteresse por se alimentar pode comprometer a sua recuperação.
 
Como contornar o mal-estar causado pela quimioterapia ou radioterapia e estimular o paciente a se alimentar?
 
Em primeiro lugar, é preciso entender por que e quando o corpo pode precisar de um determinado alimento e conhecer certos nutrientes que podem ajudar a contornar os enjôos, a diminuir o desconforto e as reações causadas pela medicação.
 
 
Picolé dá água na boca
“Andar num dia de sol chupando um picolé, além de astral de canção bossa-nova, tem efeito terapêutico. Boa seca é um sintoma desagradável porque muda o gosto dos alimentos e torna a mastigação mais difícil. Chupar picolé (de preferência sem açúcar), mastigar chiclete sem açúcar e beber muita água são boas pedidas para aliviá-las”.
 
Foi pensando em achar uma maneira de resgatar no paciente o prazer de se alimentar, de estimular o seu apetite e ajudá-lo a se restabelecer mais rapidamente, que a sanofi-aventis criou Comida que Cuida.
 
Não, não se trata apenas de um livro de receitas. Com linguagem simples e acessível, Comida que Cuida traz dicas de alimentação, sugere alternativas no preparo dos pratos, explica como e onde usar certas especiarias para torná-los mais aromáticos e apetitosos e, claro, dietas e receitas preparadas por nutricionistas com longa estrada no cuidado de pacientes em tratamento de câncer. 
A obra tem o texto assinado pela jornalista Cris Ramalho, que vai temperando cada capítulo com uma boa dose de sensibilidade, bom-humor e, claro, muito cuidado com o paciente. A designer Luciana Cury aplica com elegância as gravuras de Priscila Liu e intercala pelas páginas cores suaves, que remetem à alimentação. A proposta é proporcionar ao paciente um visual acolhedor e estimulante do apetite.
 
Cristina Moscardi, diretora de Comunicação da sanofi-aventis, explica que “O ato de se alimentar está normalmente associado ao prazer e às nossas lembranças familiares mais queridas, em Comida que Cuida queremos fazer um chamado para as coisas boas da vida e estimular o paciente a combater o desânimo, muito freqüente nesses períodos, para que ele assuma o papel de agente na sua recuperação”, completa.
 
 
 
Sanofi-aventis no Brasil
 
 
Presente no país desde o final dos anos 50, por meio das empresas que a formaram, a filial brasileira da sanofi-aventis é uma das maiores e mais antigas do continente latino-americano. Com cerca de 7% de participação de mercado, a sanofi-aventis lidera o ranking da indústria farmacêutica nacional, em várias áreas terapêuticas. A empresa tem forte atuação em pesquisa clínica no Brasil, desenvolvendo dezenas de estudos locais e internacionais, envolvendo centenas de centros e milhares de pacientes. Mais de 2.200 empregados e duas unidades industriais confirmam os laços duradouros que unem nossa organização ao país.
 
 
Responsabilidade Social
 
 
Além de empreender esforços para propor soluções terapêuticas que signifiquem efetivo progresso para a medicina, o Grupo sanofi-aventis também tem contribuído ativamente com as grandes causas humanitárias ligadas à saúde mundial. Os projetos desenvolvidos, em diversos países, confirmam o forte compromisso com a responsabilidade social e movimentam a empresa no sentido de promover a ampliação do acesso das populações mais desfavorecidas do mundo aos medicamentos. Recentes acordos com instituições humanitárias internacionais, como a Fundação Nelson Mandela (erradicação da tuberculose), a DNDi (combate à malária) e várias outras, traduzem a disposição do Grupo sanofi-aventis de trabalhar para enfrentar algumas das grandes epidemias da atualidade.
 
 
No Brasil, dando prioridade a ações transformadoras e sustentáveis, a sanofi-aventis também vem incentivando a participação de seus colaboradores em campanhas de e voluntariado. Os projetos sociais e culturais no país têm foco prioritário na saúde, crianças e mulheres. Com o programa "Nossos Sonhos são Possíveis", a sanofi-aventis já patrocinou a implantação de 12 brinquedotecas em hospitais públicos do país, beneficiando mais de 50 mil crianças. O programa de apoio à mulher com câncer de mama -"Projeto Conviver"–, duas vezes premiado, já beneficiou mais de 5 mil mulheres. Outras iniciativas, como o projeto "Música nos Hospitais", e a participação em inúmeras campanhas de saúde pública, como a de dengue e leishmaniose, entre outras, retratam o compromisso da Organização com a saúde e qualidade de vida.
 
 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Renata Nunes

Fonte:Comunicação sanofi-aventis