Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

Projeto Felicidade é destaque no Dia Mundial de Combate ao Câncer

Projeto Felicidade é destaque no Dia Mundial de Combate ao Câncer

Entidade promove atividades para resgatar a auto-estima e proporcionar alegria a crianças portadoras da doença

 

Dia 08 de abril é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, todo ano surgem entre 12 e 13 mil casos de câncer em crianças no país. Hoje, a doença é a terceira causa-morte de crianças entre um e 14 anos de idade, por falta de tratamento e diagnóstico a tempo. Na maioria dos casos, um diagnóstico demorado pode exigir tratamentos mais traumáticos, capazes de deixar seqüelas ou exigir amputação. Com o diagnóstico a tempo, 60% dos casos na infância têm cura.

 

Os sintomas do câncer infantil envolvem manifestações comuns a outras doenças não malignas como palidez, anemia, febre baixa, perda de peso, sudorese noturna, dor óssea ou nas juntas, ínguas, dor de cabeça, dificuldade para andar, inchaços e vômitos.

 

A quimioterapia é indicada em 65% dos casos, associada ou não a cirurgias, e a radioterapia também pode ser utilizada no tratamento de alguns casos. Entre as diversas manifestações da doença, os tumores malignos que mais acometem crianças e adolescentes são a Leucemia, Sarcoma de Ewing, Linfoma de Hodking, Retinoblastoma, Câncer Hepático e Osteossarcoma.

 

Para atender crianças portadoras de câncer em todo o Brasil, a Sociedade Israelita Beneficente Beit Chabad do Brasil criou o Projeto Felicidade com o objetivo de proporcionar uma injeção de ânimo e resgatar a auto-estima desses pacientes. A proposta é uma iniciativa da entidade  que conta hoje com o apoio da ABIH – Associação Brasileira de Industrias Hoteleiras e de mais de 100 empresas de todo o país.

 

Inaugurado em 2001, com sede no bairro de Higienópolis (SP), o Projeto Felicidade segue o modelo do programa desenvolvido pelo hoteleiro americano Henri Landwirth, “Give Kids the World”, que acompanhava crianças doentes em dias de descontração nos parques de Disney. Baseado nessa iniciativa, o Projeto proporciona uma semana especial, onde crianças portadoras da doença e seus familiares participam de uma programação que inclui passeios culturais, festas, visitas a parques de diversão e museus, além de uma série de atividades recreativas realizadas na sede da instituição.

 

Selecionadas por 24 hospitais conveniados, as crianças assistidas, seus pais e irmãos realizam as atividades sócio-culturais conciliadas com o tratamento radiológico e quimioterápico. A programação tem início sempre às segundas-feiras, quando as famílias são recepcionadas por uma equipe de psicólogos vestidos de palhaços em um dos hotéis que colaboram com o Projeto. Lá, são criadas situações alegres e descontraídas para integrar o grupo no momento da chegada.

 

A partir desse momento, um grupo de voluntários, devidamente treinado, faz o acompanhamento diário das crianças e de seus familiares, dando suporte para cada atividade que será realizada no decorrer da semana. “Este convívio fortalece os laços familiares e procura amenizar as dificuldades psicológicas das crianças que enfrentam esta doença. As atividades e as mensagens de apoio transmitidas a elas e seus familiares restabelecem a auto-estima e fortalecem a luta pela vida”, diz Flávia Bocherrnitsan, diretora do Projeto Felicidade.

 

Após a semana de atividades, o contato com as crianças não é encerrado.  Seus dados permanecem no Projeto para que elas possam enviar e receber cartas dos voluntários. O vínculo emocional estabelecido é mantido através de um grande encontro anual, em festas e datas comemorativas.

 

Além de auxiliar as crianças, o Projeto também ajuda as famílias mais carentes, distribuindo cestas básicas. Tudo isso é possível graças ao apoio institucional da Unesco, e  de outros 100 parceiros entre hotéis, parques de diversão, companhias aéreas, shoppings centers, restaurantes e museus de São Paulo, além de voluntários e profissionais da área de saúde especializados neste tipo de tratamento.

 

O Projeto Felicidade, que já beneficiou mais de 1.700 crianças em três anos de trabalho teve sua sede inaugurada em novembro de 2004 com espaços destinados à biblioteca, sala de música, brinquedoteca, sala de diversão com jogos eletrônicos, e playground. As instalações abrigam oficinas profissionalizantes como marcenaria, informática, oficina de artes e ateliê de costura destinadas a aumentar a fonte de renda dos pais e das crianças que participam do Projeto.

 

 

 

PROJETO FELICIDADE

Av. Arnolfo Azevedo, 201 - Bairro: Higienólopis - SP 

Fone: 3803.9898

www.felicidade.org.br

 

 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Renata Rebesco

Fonte:Matéria Prima