Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

Prêmio AIDS - Responsabilidade social

Das 101 Organizações Não Governamentais de diversas regiões do País e Associações de Pacientes que se inscreveram nesta primeira edição do Concurso, três projetos se destacaram e ganharam o concurso. Conheça, agora, os três melhores trabalhos escolhidos pela comissão julgadora.

Os vencedores foram:

Projeto Barong: Saúde sexual itinerante  - prevenção ao alcance de todos

Marta Mcbritton, Claudia Barros e Ana Paula Canini
Instituto Cultural Barong
São Paulo – SP

Projeto "Mulheres empreendedoras: lutando contra a pobreza, a discriminação e o preconceito

Maria Conceição Macêdo, Padre Alfredo Sousa Dorea, Emérson de Barros, Mria de Fátima Cardoso e Rita de Cássia dos Santos
Intituição Assistencial Beneficente Conceição Macêdo
Salvador - BA

Cada entidade premiada recebeu R$ 10 mil para reinvestir no projeto. Ressaltando que todos os trabalhos inscritos são importantes, seja pelo impacto na região onde atua como pelo comprometimento de cada trabalho social.

Esta é função do Prêmio: valorizar e divulgar ações concretas em prol da saúde e da qualidade de vida do portador do vírus HIV/Aids e seus familiares. Além disso, o Prêmio AIDS & Responsabilidade Social Saúde Brasil, tem a função de fomentar as reflexões sobre o assunto.

“Ações como o Prêmio Aids buscam atingir além do paciente e das organizações, também a sociedade de forma geral. A idéia é ao levar informações, ajudar a instigar reflexões sobre o tema para gerar benefícios e promover a qualidade de vida e a inclusão social. E o grau de envolvimento de muitos grupos já é enorme, visto o número de trabalhos inscritos”, enfatiza Gilnei Rodrigues, diretor da Aguilla Saúde Brasil, idealizadora e realizadora deste Prêmio.

A iniciativa deste concurso nacional é da Aguilla Saúde Brasil com patrocínio da Bristol-Myers Squibb, e tem o apoio do Instituto Ethos de Responsabilidade Social e da Tv Cultura, além de diversas sociedades médicas.

Aguilla Saúde Brasil - uma empresa cidadã

A Aguilla Produção e Comunicação atua há 15 anos no mercado nacional, desenvolvendo trabalhos nas áreas de saúde, educação e meio ambiente com foco na ética e na responsabilidade social. Por meio de seu Projeto Saúde Brasil, pretende multiplicar conhecimentos e orientar seu público em direção à melhoria da qualidade de vida, com uma postura cidadã e eticamente responsável. A Aguilla produz trabalhos como, por exemplo, a série Saúde Brasil – exibida há anos pela TV Cultura, a revista Saúde Brasil Comunidade e os projetos Saúde na Escola, Especial Meio Ambiente e Ação Cidadania, além de contar com vários documentários, vídeos educativos, impressos e prêmios de estímulo, como este Prêmio Aids & Responsabilidade Social, além da quarta edição do Prêmio Saúde Brasil, que incentiva estudantes de Medicina e desenvolveram e implantarem projetos de saúde junto às comunidades.

Bristol-Myers Squibb

A Bristol-Myers Squibb é uma das maiores companhias farmacêuticas do mundo e uma importante fabricante e incentivadora do desenvolvimento de medicamentos para o tratamento de HIV/AIDS. Além dos esforços de trabalhar em parceria com a iniciativa pública em prol do combate à Aids, a Bristol-Myers Squibb destina anualmente US$ 115 milhões ao programa Secure the Future, criado para ampliar a pesquisa médica sobre infecção por HIV e fornecer recursos para melhorar a educação comunitária a famílias que têm casos de transmissão vertical (de mulheres grávidas para seus bebês) do vírus na África subsaariana.

 

Crédito:

Autor:

Fonte:Universo da Mulher