Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

Acupuntura é usada como auxiliar em casos de infertilidade

Diversas pesquisas realizadas em Universidades e institutos de pesquisa no Brasil e em outros países, comprovaram o aumento nos índices de gravidez em casais com quadro de infertilidade e que são acompanhados também por acupunturistas durante o tratamento de reprodução assistida.
 
 
De acordo com os principais trabalhos científicos, a acupuntura apresenta melhores resultados no tratamento da infertilidade quando está associada às técnicas de reprodução assistida como Injeção Intracitoplasmática de espermatozóide (ICSI) e Fertilização in vitro (FIV). No principal trabalho científico, de Wolfgang Paulus, publicado em 2002, foi relatada uma melhora nas taxas de gravidez de 26 para 42% com o uso da acupuntura.
 
 
Por isso, a procura pelo tratamento da infertilidade com o uso da acupuntura tem crescido muito ao longo dos últimos anos, principalmente depois do aparecimento de trabalhos científicos ressaltando seus benefícios e resultados.
 
A Clínica Chedid Grieco Medicina Reprodutiva, em São Paulo, é uma das pioneiras no Brasil a oferecer a acupuntura no dia da transferência de embriões – procedimento que auxilia em muito na otimização desses resultados.
O Dr. Decio Roberto Kamio Teshima, ginecologista especialista em acupuntura, é quem atua com essa especialidade na Clínica Chedid Grieco.
 
Atuando há dois anos na Clínica Chedid Grieco, o Dr. Teshima explica de que forma a acupuntura auxilia no processo de fertilização “a acupuntura causa aumento do fluxo de sangue para o útero, aumentando a espessura endometrial e portanto, melhorando a receptividade aos embriões. Além disso, pela liberação das endorfinas no sistema nervoso central, causa diminuição do stress emocional e da ansiedade que é muito freqüente em casais inférteis, regulando os hormônios femininos, evitando assim a sua oscilação”.
 
O Dr. Teshima relata que já atendeu dezenas de pacientes, nesse período de trabalho na Chedid Grieco e que nesses atendimentos obteve índice de gravidez de 51%, comparado a 21% nas pacientes que não foram submetidas a acupuntura. Esses resultados geraram um trabalho que acabou sendo premiado no último Congresso Brasileiro de Acupuntura.
 
Além do uso na reprodução assistida, a acupuntura pode ser aplicada em casos de infertilidade como aponta o Dr. Teshima “a acupuntura também é aplicada em mulheres com alterações ovarianas como a Síndrome dos ovários policísticos ou outras doenças anovulatórias e na endometriose”.
 
A acupuntura também pode ser usada com sucesso em casos de infertilidade masculina - em homens com oligospermia - diminuição do número de espermatozóides e leucospermia - processo inflamatório no sêmen e o Dr. Teshima explica como ocorre o processo de melhora “melhorando a morfologia dos espermatozóides devido a um maior afluxo de sangue para o testículo, com maior migração de agentes antioxidantes. No espermatozóide, ocorre uma melhora na forma e na posição do acrossomo que é responsável pela entrada do espermatozóide no óvulo; e do axonema que é responsável pela sua mobilidade”. 
 
 
No entanto, confirmando os relatos da literatura científica o Dr. Teshima, que vem realizando na Clínica Chedid Grieco sessões de acupuntura para casais inférteis que foram tratados pelas técnicas de FIV ou ICSI, de inseminação artificial e também a acupuntura isoladamente, comprovou que os melhores resultados foram obtidos quando houve a associação da acupuntura com as técnicas de reprodução assistida.
           
 
Mesmo obtendo altos índices de sucesso, a acupuntura não se aplica a todos os casos, o Dr. Teshima esclarece que miomas, pólipo endometrial, sinéquias uterinas, malformações, doenças das trompas com oclusão total ou processos infecciosos não podem ser tratados com a acupuntura e necessitam de tratamento específico.
           
 
Para mais informações à imprensa sobre infertilidade e reprodução assistida ou para contatar o Dr. Décio Teshima, contatar:
 
Clínica Chedid Grieco
Tel: (11) 3266-7733
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Tereza Garcia

Fonte:www.chedidgrieco.com.br