Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

Conheça o Ida Project.com

Conheça o Ida Project.com

A jornalista Diana Galvão, através do Moda Brasil, realizou uma entrevista com a equipe que faz o Dumas Amenidades, para saber mais do sucesso relâmpago deste sensacional canal da moda.

 

Conheça o Ida Project.com

Por Diana Galvão*

Moda Brasil - Qual é a principal proposta do idaproject.com - Informações Dumas Amenidades?

IDAproject - O IDAproject surgiu com o objetivo de fazer circular a informação de moda e cultura entre os estudantes de moda. Mas as "informações dumas amenidades" têm atraído todo mundo que está de alguma maneira envolvido com o processo de moda. Nós não gostamos de ser conhecidos como um site, mas sim como um canal porque trabalhamos com a intenção de construir um ambiente que possibilite pensar, mesclar e interagir: informações sobre moda, arte, mídia e marketing, como elementos da estruturação da cultura de moda nacional.

O IDAproject.com tenta funcionar como ponte entre a produtiva indústria da moda e o público que consome essa informação segmentada. Assim como uma grande parte dos nossos cadastrados ficou sabendo do IDAproject pela propaganda boca-boca, as nossas informações também têm que ir adiante, construir idéias, catalisar. Chega de guardar tudo em superpoderosos HD"s! Aliás, o IDAproject.com é atualizado três vezes por semana e os e-informes saem duas vezes na semana.

Moda Brasil - Quantas pessoas estão envolvidas no projeto e quem são elas?

IDAproject - O idaproject.com é um canal plural e conta com colaboradores de todo canto do planeta. São assessorias, estudiosos, pesquisadores, publicitários... não sabemos quantas pessoas estão envolvidas no movimento "das informações dumas amenidades". As pessoas estão cada vez mais empolgadas com a possibilidade de divulgar o que andam produzindo e, na maioria dos casos, nem chegamos a conhecê-las pessoalmente.

Na verdade, o projeto surgiu dos encontros virtuais de nove pessoas que tinham em comum o interesse por questões que envolvem moda e arte. Quando decidimos ampliar nossa rede de discussões e alertas, percebemos que podíamos tornar público todo o material que tínhamos acesso e que acabava circulando apenas entre o grupo. Cada um dos profissionais - jornalistas, estilista, designer, fotógrafos, produtor e artista plástico - defendia a idéia de compartilhar o que era descoberto pelo grupo.

Ninguém nunca quis fazer do canal uma plataforma profissional ou cartão de visitas. O que a gente queria - e continua querendo - é entender melhor o processo de moda e incitar o pensamento crítico que na maioria das vezes fica fechado nas universidades ou entre grupos de estudiosos como o que formamos. Para a coisa funcionar era preciso que alguém organizasse as idéias e coordenasse os passos. Eleonora e Flávia assumiram, então, a função. Teresa e Joe fazem os contatos americanos; Camilla, Jeffrey, Cyntia e Andréas formam a conexão européia e Vaughan manda as notícias do front australiano. A edição é feita no Rio de Janeiro.

Moda Brasil - Flávia Mendonça e Eleonora Alves são as mães virtuais do idaproject.com. Partindo dessa informação quem é a "Ida Flávia"?

IDAproject - IDA Flávia é formada em moda pela Universidade Veiga de Almeida ( que, aliás, foi aluna de IDA Eleonora), e está terminando o curso de jornalismo na UFRJ. Além disso, também é bolsista do Grupo Ethos, e vem assistindo a professora Nízia Villaça em estudos relacionados à Moda e o Corpo. Junto com Eleonora, edita os e-informes do idaproject.com e os põem no ar.

Moda Brasil - Quem é a "Ida Eleonora"?

IDAproject - (risos) Não tem como escapar mesmo!! Eleonora é mestre em imagem e mídia pela New York University, leciona no curso de Moda da Universidade Veiga de Almeida, trabalha com fotografia e desenvolve projetos de interferências urbanas utilizando linguagem de moda. Desde janeiro, co-edita os e-informes do idaproject.com. (risos) Acho que a partir de agora ninguém mais pensará que i.d.a. é nome próprio ou sobrenome!

Moda Brasil - O idaproject.com foi ao ar durante a primeira edição do Fashion Rio, no MAM. Qual foi a ação de marketing pensada para a ocasião?

IDAproject - Estávamos no verão absoluto do Rio de Janeiro e nada mais atraente do que a possibilidade de se refrescar. O idaproject.com distribuiu leques "made in taiwan", grafitados com a frase "Refresque suas idéias". Os restaurantes e cafés do evento também foram invadidos pelos guardanapos "pronto para serem rabiscados", que é um dos exemplos das interferências freqüentes que fazemos em locais públicos. Dois meses antes do IDAproject.com entrar em rede, nós tentávamos despertar a atenção do "povo de moda" com as nossas interferências. Na verdade eram chamados tizers que deixavam suspense sobre o que era idaproject. Em bibliotecas de moda do Rio e de São Paulo e livrarias bacaninhas, inserimos "receitinhas de fazer biquini", "objetos-referências" - com certeza alguém achou algum por aí. Nossas ações são necessariamente interativas porque afinal, como já foi dito, queremos estimular as informações dumas amenidades.

Moda Brasil - No último SPFW P/V 03-04 circularam nas salas de desfiles e no evento na Bienal lúdicos caderninhos para o público escrever suas idéias. Comentem.

IDAproject - A idéia não era distribuir, mas sim fazer circular. A idéia principal da 2ª edição do idaproject.com é trabalhar o conceito de Controle. Considerando isso, preparamos cadernos que foram desfolhados pelo público que estava nas salas de desfiles. Em suas folhas havia um espaço especial "para se escrever torto por linhas certas" e, depois, as anotações poderiam ser (re)inseridas em cadernos de amigos. É uma interferência aberta, que pode ou não ter continuidade, pode ou não ser produtiva. Mais uma vez, a gente incita o movimento, a produtividade, a criação, o pensamento.

Há também uma outra interferência feita com tesourinhas. Durante o SPFW, distribuímos centenas de tesouras com mensagens ( "Recorte seus preconceitos"; "Reconfigure suas idéias") e imagens anexadas ligadas ao novo tema do site, Controle. As ações de divulgação do Canal funcionam no melhor estilo "formiguinha" e já estamos vendo que o resultado é bacana porque as pessoas sempre querem saber quando e qual será a próxima "coisinha" que estamos preparando.

Moda Brasil - Ao lançar um endereço digital se cria uma expectativa em relação ao leitor/internauta habituado a agilidade da informação qualificada. E por informação entende-se valor. Como o idaproject.com se mantém financeiramente?

IDAproject - Primeiro é importante lembrar que agilidade de informação qualificada numa era digital não está diretamente ligada a questões financeiras. Tornou-se possível refletir ou usufruir notícias e acontecimentos de modo imediato, em tempo passível de reação associada, sobretudo, a outras notícias e ou acontecimentos. Entendemos o valor da informação como nutriente do conceito contemporâneo de canal e de rede, em que os conteúdos somam e interagem de forma viva.

O canal idaproject.com se desenvolve como um ambiente midiático em que se pensa, divulga e mescla informações que podem vir a inspirar ou incitar outros movimentos positivos nas áreas de moda e artes visuais, valorando, portanto, a informação. Em nenhum momento projetou-se enquadrar este endereço digital nos espaços que se destinam exclusivamente ao jornalismo tradicional, onde profissionais vivem exclusivamente da notícia e dar um furo jornalístico é quase questão de honra.

Nossos colaboradores vivem da produção e o canal tornou-se o ambiente em que essa produção é refletida, renovada, partilhada, criticada. É com o fruto das nossas produções paralelas que conseguimos manter o site e financiar as ações de interferências urbanas. Claro que, algum dia, isso será diferente, vai haver necessidade de investimento tecnológico, entre outras coisas, mas cada passo de uma vez, já aconselhavam nossas avós.

Moda Brasil - Como as "informações dumas amenidades" chegam até vocês e como estas são trabalhadas?

IDAproject - Somos estudiosos, pesquisadores e, sobretudo, curiosos. A informações estão em todo e qualquer lugar real ou virtual, mas é preciso saber olhar o que interessa, o que pode ser somado a um outro dado, o que tem a ver com o momento que a cultura de moda brasileira está vivendo. Nosso grupo vem exercitando a habilidade de colher o que pode dar um bom caldo! As fontes são as tradicionais assessorias de imprensa, publicações especializadas, boletins de grupos de estudos direcionados a determinados assuntos, dicas de cadastrados do site, idas a museus, e até o padeiro da esquina pode desenrolar uma notícia para o e-informe. Tentamos fazer com que as informações sejam decodificadas, associadas e trazidas para nossa realidade de maneira divertida, rápida e sem muitos blábláblás.

Moda Brasil - Escrever é uma grande responsabilidade especialmente quando a questão da crítica, da opinião, está envolvida. Para o idaproject.com o que significa crítica de moda ou pensamento crítico?

IDAproject - Antes de qualquer coisa é preciso dizer que o canal idaproject.com não tem o objetivo de fazer crítica de moda, mas sim incitar o pensamento crítico, analítico, que fuja com rapidez e eficiência dos paparicos destinados a estilistas e marcas. Escrever uma crítica é associar idéias, tornar evidente as intenções, apontar acertos e erros, citar referências. Não apenas ficar entre o "gostei e o não gostei".

Há uma tradição na imprensa setorizada brasileira em tratar delicadamente todas as questões desfavoráveis que aparecem nos lançamentos (seja na moda, na arte, na música, na TV). Maquia-se o modo de escrever para não magoar! Os alguns poucos críticos que se arriscam nessa jornada (audaciosos a essa altura!) acabam escrevendo de modo aparentemente muito árido para os olhos e ouvidos do brasileiro. Acabam nem sendo lidos e quando o são, não fazem eco.

A crítica madura e apurada acaba acontecendo apenas entre pequenos grupos de discussão e nas salas de aula de cursos de moda. Já é um começo, afinal.

Moda Brasil - O e-informe do IDA é atualmente um dos mais elogiados na mídia digital de moda. Comentem sobre a sua elaboração.

IDAproject - Conforme explicamos acima o www.idaprojetc.com é atualizado três vezes por semana e os e-informes duas vezes. Evidentemente, o IDAproject não têm a pretensão de ser um canal acrítico, nossa maior crítica, no sentido de direcionamento de opinião, está na escolha das notícias que vão para o e-informe. Ainda estamos engatinhado nisso, mas ficamos muito felizes com os elogios aos e-informes.

Moda Brasil - Flávia e Eleonora vocês são as idealizadoras do IDA, ativamente envolvidas com o projeto, ao mesmo tempo em que colaboram para o internacional WGSN. Qual a diferença entre os dois endereços?

IDAproject - São dois sítios absolutamente diferentes. O idaproject.com é um canal que proporciona o movimento de informação diversificada, em que moda e arte aparecem associadas e fomentadoras do comportamento contemporâneo. O acesso é gratuito e todo mundo pode participar, gerando uma rede de informações compartilhadas que enfocam, sobretudo, a construção da cultura de moda brasileira.

O WGSN- Worth Global Style Network, é um portal de negócios da moda, verdadeira bíblia comercial, que aborda desde tendências e estratégias comunicacionais até movimentos político-sociais que podem, de alguma maneira, afetar a indústria da moda internacional. O acesso é pago e a rede de colaboradores é restrita aos contratados pelo site.

Moda Brasil - Comentem sobre as novidades do IDA.

IDAproject - A edição Controle que está no ar desde o dia 25 de junho no www.idaproject.com

Crédito:Fátima Nazareth

Autor:Fátima Nazareth

Fonte:Universo da Mulher