Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

Óculos fundo-de-garrafa nunca mais!

Com a tecnologia disponível, os antigos óculos fundo-de-garrafa já não precisam fazer parte do nosso dia-a-dia como antigamente. Já estão disponíveis no mercado brasileiro as lentes de contato de alta dioptria, desenvolvidas especialmente para pessoas com alto grau de miopia ou de astigmatismo, que ajudam a resolver problemas estéticos e de auto-estima de muitos usuários de óculos.

Há lentes de contato de alta dioptria de uso prolongado, ou seja, com vida útil de mais de um ano, e descartáveis. São duas vantagens principais da lente de uso prolongado. O preço e o alcance. Segundo o departamento técnico da Solótica, fabricante nacional de lentes de contato com 50 anos de atuação no mercado, as lentes descartáveis oferecem no máximo 12 graus.

“Por outro lado, as lentes de alta dioptria de uso prolongado da Solótica atendem a usuários que têm mais de 30 graus de miopia ou de astigmatismo, além de ser fabricadas em material importado e oferecer ótima oxigenação e hidratação, itens essenciais para oferecer uma boa lente de contato ao paciente”, informa Gilberto Zablith, gerente-geral da Solótica. “Assim, o usuário alia boa visão ao conforto e à estética, além de manter sua auto-estima elevada”, ressalta Zablith.

A Solótica recomenda que o usuário de lentes de contato deve visitar o oftalmologista no mínimo uma vez por ano e que apenas os especialistas estão habilitados a determinar o produto certo para seus olhos.

 

Como cuidar bem das lentes de contato

As lentes de contato são aliados importantes para a auto-estima de muitos adolescentes. Afinal, elas não apenas substituem os óculos, mas mudam a estética, além de cumprir a função prática de corrigir problemas de visão.

Mas é preciso levar muito a sério a limpeza das lentes e sua utilização. Há uma série de procedimentos que devem ser feitos diariamente e corretamente para que não haja nenhum tipo de problema com a saúde visual dos adolescentes.

Olhos irritados, ardência e embaçamento da visão. Com a correria do dia-a-dia, entre escola, atividades extras-curriculares e baladas, os adolescentes podem não dar a devida atenção a detalhes importantes de higiene das lentes de contato, como sua limpeza e manutenção periódicas. Ou, o que é pior: falta a eles conhecimento dos procedimentos básicos para limpar e manter corretamente as lentes.

O resultado dessa falta de cuidado com as lentes e, por extensão, com os olhos pode ser trágico. Na melhor das hipóteses, diminui a vida útil das lentes, já que é comum a dificuldade da visão por excesso de gordura, proteína e fungos, que fazem parte da composição da lágrima de qualquer pessoa, prejudicando a utilização correta da lente.

Mas as conseqüências podem ser muito piores para os olhos, com o desconforto e o aparecimento de anomalias, como conjuntivites, ceratites e úlceras, chegando até a casos extremos de perda da visão.

A necessidade de informar corretamente os usuários de lentes de contato levou a Solótica, a mais tradicional fabricante nacional, a elaborar um guia prático de manutenção das lentes de contato, com informações simples sobre a forma correta de limpeza/manutenção.

O guia pode ser obtido gratuitamente nas clínicas oftalmológicas e no site www.solotica.com.br e inclui dicas de como colocar e retirar as lentes até os procedimentos e recomendações gerais para quem usa lentes de contatos rígidas (acrílicas) ou gelatinosas.

“Muitos usuários são aconselhados por profissionais menos informados ou até por amigos a utilizar o soro fisiológico para limpeza das lentes. O soro fisiológico só é recomendado para enxágüe, já que sua formulação não foi concebida para desinfecção, remoção de gorduras, proteínas impregnantes ou eliminação de colônias de fungos nas lentes”, informa Richard Kubail, gerente de Marketing da Solótica, que complementa: “O procedimento correto para assegurar o não aparecimento de fungos e a eficaz limpeza é o uso de soluções específicas para cada tipo de lente de contato”.

Seguindo as instruções de uso corretamente, é possível prolongar a vida útil de alguns tipos de lentes de contato por mais de um ano. Elas devem ser limpas especialmente após o uso, pois bastam algumas horas sem proteção da solução limpadora e conservante para o aparecimento de fungos que, mesmo retirados, comprometem definitivamente a saúde ocular, o conforto e a acuidade visual.

São as seguintes as recomendações da Solótica para a limpeza diária das lentes: 

  • Lave bem as mãos antes de manusear as lentes. Não use sabonete com hidratante.
  • Coloque uma lente por vez na palma da mão e aplique algumas gotas de solução multiuso em sua superfície.
  • Com o dedo indicador, friccione a lente em ambos os lados com os movimentos delicados para frente e para trás, para a esquerda e para a direita.
  • Após a limpeza, enxágüe as lentes até que fiquem livres de resíduos.
  • Descarte sempre a solução que estiver no estojo.
  • As lentes devem ser limpas e desinfectadas sempre que forem removidas e antes de ser usadas.

Além disso, a Solótica recomenda: 

  • Evite dormir com lentes de contato, é o mais saudável para sua saúde ocular. Nunca durma com lentes de uso diário.
  • Nunca utilize as lentes além do período prescrito pelo seu especialista.
  • Encha o estojo com a solução de conservação adequada.
  • Deixe as lentes no estojo fechado, imersas em solução no período em que não estiverem em uso.
  • Consulte seu oftalmologista periodicamente.

Crédito:Mariele Previdi

Autor:Mariele Previdi

Fonte:Universo da Mulher