Rio de Janeiro, 03 de Maio de 2024

Alimentos que combatem a ansiedade

  1. Pesquisas apontam que a ansiedade patológica atinge no nosso país aproximadamente 25% da população. Muitos casos são tratados, porém uma grande parte não realiza nenhum tipo de tratamento por desconhecer a doença ou não compreender os sintomas.
    A ansiedade trata-se de uma manifestação fisiológica ligada ao ser humano e muitas vezes, é compreendida como necessária para a sobrevivência, entretanto quando o quadro torna-se desproporcional, torna-se patológico.
A ansiedade pode estimular a pessoa a entrar em ação, porém, em abundância, pode surtir o efeito contrário, dificultando reações.
 
Os principais transtornos de ansiedade são:

- Preocupações excessivas com trabalho, dinheiro, família e saúde;
- Pânico ou pavor depois de uma situação difícil;
- Tensões ou medos hiperbólicos que dificultem a concentração em outras atividades;
- Carência de controle sobre os pensamentos, atitudes e imagens, que se repetem de forma involuntária à vontade.
 
 
Especialistas apontam alimentos que apresentam aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam no combate a ansiedade e eleva os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento.
 
Destacamos os principais alimentos que auxiliam no combate a ansiedade:
 
- Ovos, leites e derivados magros: Apontados como uma excelente fonte de um tipo de aminoácido, o tripofano alivia os principais sintomas da ansiedade. Especialistas apontam que o tripofano aumenta a produção de serotonina (conhecido popularmente como hormônio da felicidade);
- Frutas Cítricas: As frutas cítricas apresentam vitamina C, que auxilia a reduzir a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenalina em reação a ansiedade e ao estresse. E com isso aumentam a sensação de tranquilidade, além de promover o funcionamento adequado do sistema nervoso;
- Chocolate: O chocolate é um alimento rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que melhora a produção de serotonina e contribui para aplacar a sensação de ansiedade. Os especialistas recomendam aproximadamente 30 gramas de chocolate por dia, de predileção amargo, que é mais rico em flavonoides;
- Jabuticaba: Uma fruta rica em carboidratos, e vitaminas do complexo B, que atuam como antidepressivos, além de combater a anemia e aumentar as defesas do organismo por conta do ferro e da vitamina C respectivamente;
- Carnes e Peixes: São as fontes mais naturais de tripofano, que em parceria com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina que também contribui no processo do sono;
 
Quando tratada grande parte das pessoas que conviviam com a ansiedade patológica, passam a retomar suas atividades de forma satisfatória, uma vez diagnosticada precocemente maior são as chances de melhores resultados para o tratamento.
 
Para obter mais detalhes sobre o assunto e conversar com os nutricionistas ELIANA LOUZADA e DANIELA CAETANO entre em contato conosco:
 
 
ELIANA LOUZADA – Graduada em nutrição, Mestre em Educação Física e especialista em Fisiologia do Exercício e Bases Metodologicas da Atividade Física. Atua como Personal Trainer, é Docente nos cursos pós-graduação da Universidade Gama Filho em ‘Obesidade e Emagrecimento’ e ‘Bases Nutricionais da Atividade Física’. Também é idealizadora do projeto social “Segunda Eu Começo”.
 
DANIELA CAETANO GONÇALVES – É professora da Universidade Gama Filho. Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo também é doutora em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Metabolismo e Bioenergética, atuando principalmente nos seguintes temas: ácidos graxos, treinamento, câncer, obesidade e nutrigenômica.
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Fabiana Cardoso

Fonte:Cancion Produções