Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

Malabarismo: bom para o corpo, ótimo para a mente

Exercitar o corpo faz bem e cada modalidade de esporte tem suas características próprias.  
 
O malabarismo – que em geral está associado ao mundo do circo – tem origem incerta, mas, segundo registros, a arte já era praticada na antigiuidade.
 
Dentre as técnicas circenses, continua em alta e sua prática - comprovadamente - reduz a tensão muscular e promove o desenvolvimento da flexibilidade, como no caso da artista e estudante de Educação Física, Carol Rigoletto Querubim (foto), 18 anos.
 
Nascida no Circo Spacial, pertence à 7ª geração de circenses e pratica malabarismo há cinco anos.
 
O malabarismo trabalha a lateralidade, coordenação motora, concentração, atenção, respiração e reflexos. E são muitas as utilizações. O malabares com bolinhas, por exemplo, pode melhorar o desempenho de alguns atletas.
 
Mas, a novidade é que a prática também pode aumentar o poder do cérebro, conforme a revista científica “Nature Neuroscience”.
 
Pesquisadores da Universidade de Oxford (Inglaterra) analisaram - durante seis semanas - 24 adultos que não tinham nenhuma intimidade com o malabarismo e os resultados indicaram um aumento de 5% na chamada “massa branca”.
 
A prática de malabares é indicada para qualquer pessoa, de qualquer faixa etária. Tornou-se uma opção no tratamento de diferentes patologias e pode ser associado a diversas técnicas terapêuticas, como no caso do estresse. Mexe com o corpo e com a mente de forma eficaz e muito divertida.
 
 
 
Circo Spacial (Unidade Itinerante) - Av. Radial Leste s/n em frente ao Shopping Metrô Itaquera (estação Corinthians-Itaquera). Informações pelo telefones (11) 7820 7697. Para saber acesse http://www.spacial.com.br/
 
Academia Brasileira de Circo - Av. Nicolas Boer, 120 (ao lado do viaduto Pompéia) / Fones: (11) 2076-0087 / 2076-0001 / http://www.academiadecirco.com.br/

 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Sonia Kessar

Fonte:Universo da Mulher