Rio de Janeiro, 26 de Abril de 2024

Atividades aeróbias precedidas por alongamentos e exercícios localizados são ideais para ficar em forma no inverno

Atividades aeróbias precedidas por alongamentos e exercícios localizados são ideais para ficar em forma no inverno
Com a chegada do inverno alteramos também as nossas limitações e as nossas necessidades metabólicas. Durante o frio temos a necessidade de nos manter aquecidos e isso sugere a ingestão de carboidratos, principal combustível do nosso organismo. Porém, grande parte se descuida do corpo e  acaba ganhando mais peso na estação. Entretanto, há uma série de cuidados e sugestões para que  possamos tirar o máximo de proveito no inverno sem perder a forma.
 
 
Segundo Silvana Pessoa, coordenadora de ginástica da Triathon Academia, nessa época do ano a condição aeróbia das pessoas está mais propensa aos exercícios, isto é, cansamos com menos facilidade. “Devido à necessidade de uma ingestão calórica mais elevada devemos dar ênfase às atividades aeróbias mais enérgicas, que exigem maior esforço, não nos esquecendo, é claro, de tomar as devidas precauções nas avaliações físicas prévias”, recomenda Silvana.
 
 
Para os freqüentadores de academia, as modalidades indicadas pela professora de educação física são o spinning (aula de bike com gasto calórico de 500 a 800 calorias por sessão), o jump (trampolim com movimentos fáceis e simples que combate à celulite), o boxe (esporte que ganha cada vez mais adeptos no público feminino), o step (exercício aeróbio que utiliza um degrau em movimentos de subida e descida), o combat (programa de ginástica baseada am artes marciais), entre outros que, certamente, queimarão os excessos proporcionados pelo consumo de foundues, chocolates e pratos gordurosos.
 
 
Para aqueles que costumam manter a forma em clubes e parques, o ideal são caminhadas mais intensas ou até mesmo corrida, além de práticas esportivas, redobrando a atenção com a prevenção em exames médicos.
 
 
Os alongamentos são obrigatórios, antes e depois de qualquer atividade física no sentido de aquecer a musculatura e preservar a elasticidade muscular para que os tendões e ligamentos não sofram impactos desnecessários. “A musculação e os exercícios localizados jamais devem ser deixados de lado porque fortalecem os músculos e evitam problemas articulares”, pondera Silvana.
 
 
 
 

Crédito:Maurício Santini

Autor:Sara Puerta

Fonte:Contato Comunicação & Marketing