Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

Reeducação alimentar é a onda do verão

Reeducação alimentar é a onda do verão

Reeducação alimentar é a onda do verão


Com a chegada do verão, as peças mais leves são tiradas do guarda-roupa e o corpo fica mais à mostra. As mulheres, especialmente, se preocupam bastante com a aparência, querem sempre exibir uma boa forma. O problema é que várias recorrem às famosas dietas milagrosas, na busca de perder peso em poucas semanas. Obviamente cometem um erro: algumas destas dietas instantâneas são um perigo.

 

Manter o corpo em ordem deve ser uma rotina, afirma a nutricionista Renata Gonçalves, do Ganep Nutrição Humana:

 

“Todas as dietas da moda levam à perda rápida de peso já que são muito restritivas, porém, se perde muita água ao invés de gordura, levando à diminuição do metabolismo e ao retorno do peso em pouco tempo após o fim da restrição alimentar”.

 

Segundo a especialista, para perder peso com saúde é preciso uma reeducação alimentar, mantendo uma dieta equilibrada. Se aliada a exercícios físicos, os resultados tendem a ser melhores.

 

“Não devemos mudar apenas a quantidade do que ingerimos, mas a qualidade também. O fracionamento é um aspecto importante na reeducação, ou seja, dividir em pequenas refeições, de cinco a seis vezes ao dia, de três em três horas. Assim diminui as porções das refeições e se mantém o metabolismo acelerado”.

 

Também devemos ficar de olho nos alimentos que ingerimos durante o verão. É que nessa época o organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e gorduras, podendo sofrer desconforto e mal-estar. São recomendáveis alimentos leves, como frutas, legumes, verduras, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras e sobremesas à base de frutas. Além disso, deve-se abusar dos líquidos para hidratar o corpo.

 

“Os sucos de frutas como limão, maracujá, melancia, abacaxi com hortelã e acerola caem bem por serem mais refrescantes e hidratantes”, afirma Renata.

 

Sobretudo, é bom evitar pratos gordurosos como carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese, além de frituras e as bebidas alcoólicas destiladas.

 

Dicas                      

 

* Dieta equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras e fibras.

 

* Evite os alimentos gordurosos.

 

* Ingerir cerca de dois litros de líquidos ao dia, aumentando de acordo com a atividade física.

 

* Comer frutas com casca e semente para aumentar a ingestão de fibras.

 

* Unir reeducação alimentar a exercícios físicos.

Crédito:Cris Padilha

Autor:Acontece - Chico Damaso

Fonte:Universo da Mulher