Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

DIETA DE INVERNO : Saiba como perder calorias durante a estação mais fria do ano

Com a chegada do inverno uma coisa é certa: comer pouco fica mais difícil quando a temperatura cai, afinal, comida é como cobertor, esquenta e no inverno a tendência é a fome aumentar consideravelmente, o que nos faz consumir pratos mais pesados, com mais gordura, cremes, e molhos.

         A endocrinologista Odilza Vital explica que para se defender do frio o corpo precisa de um pouco mais de calorias do que nas outras estações, mas alerta que essa história de liberar o consumo calórico só porque é inverno, tem conseqüências desagradáveis na balança e na saúde. No entanto ela concorda que alimentos quentes trazem uma sensação de conforto importante e é por isso que uma excelente opção são as sopas e os chás. “Os alimentos líquidos quentes estimulam a sensação de saciedade, principalmente ingeridos antes das refeições principais” conta a médica.

 

 

         Independente do clima os chás produzem diversos benefícios à saúde, podendo ser tomados sob qualquer temperatura. Um bom exemplo, segundo Odilza, é o chá de barba-de-bode, muito indicado ao combate da obesidade e celulite, além de ser um tônico para o coração. Já a camomila e o pé-de-galo são muito indicados para indivíduos que sofrem de insônia. E, para a gripe, nada melhor do que um gostoso chá de canela, feito com mel e limão.

         Já as sopas também merecem atenção especial. O lado positivo daquelas batidas no liquidificador é que muitas pessoas ingerem verduras que habitualmente não comeriam. Segundo Odilza Vital, uma desvantagem da sopa liquidificada é que ela anula uma fase importante do processo de saciedade que é a mastigação, além de “pular” também a fase do envolvimento do alimento com a saliva.

         Uma sopa que a médica sugere para este inverno é a de creme de vegetais com tofu. “O tofu ou queijo de soja é um alimento muito bom tanto para os homens quanto para as mulheres. Ele conta com fito-hormônios, que protegem a mama da mulher e, hoje em dia, já se sabe que protege a próstata também”, explica.

         Além da dieta alimentar, o indivíduo deve atentar também para o fato de que o tempo frio é mais propício para a realização de atividades físicas, pois as pessoas ficam mais dispostas durante o verão, com suas altas temperaturas. “A atividade física com o tempo frio exige mais calorias e a tireóide fica mais ativa”, explica a médica, que também é geriatra com especialização em antienvelhecimento e saúde da mulher.

Crédito:Cris Padilha

Autor:

Fonte: Viviane Mendes