Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

Magrinha, mas com celulite?

Um terror para quase 100% das mulheres, a celulite é  depósito de gordura, formando saliências e depressões nas regiões dos glúteos, coxas, abdomem e braços.
 
Mulheres, em geral, jovens e de meia idade, magras ou com excesso de peso são as mais atingidas.
Mas não se engane, os homens também apresentam, mas em uma freqüência menor.
 
O melhor a ser feito é praticar exercícios e mudar os hábitos alimentares. Uma pessoa que faz exercícios periódicos tem menos chance de ter celulite, desenvolvendo-a se tiver uma dieta desbalanceada, problemas hormonais ou se estiver geneticamente pré-disposta. “Os exercícios aérobicos, como corrida, caminhada, step, spinning, entre outros,  estimulam a circulação sangüínea e a oxigenação. Mas a musculação também ajuda a eliminar gorduras localizadas e a aumentar a massa muscular - fazendo com que o músculo tome o lugar da gordura”, explica o professor Waldyr Salles, da Academia Energia Vital.
A ginástica localizada e Body Pump também são boas alternativas.
 
Ao contrário do que muita gente pensa, algumas mulheres consideradas magras (peso corporal baixo) podem realmente apresentar celulites, caracterizadas por uma quantidade maior de gordura do que de massa muscular. O excesso de gordura associado a outros fatores, como: genético, sedentarismo, hormonal ajuda no aparecimento de celulite, mesmo magrinhas.
 
Através das medidas de composição corporal, ou seja, ao utilizarmos o adipômetro para verificar a quantidade de gordura corporal temos uma grande surpresa.. a mulher é " magra "( baixo peso corporal) mas é " gorda " (alta quantidade de gordura na sua composição corporal ).
Neste momento detectamos um desequilíbrio muito grande no que diz respeito a massa muscular e gordura corporal.
Sendo assim, a mulher com celulite pode ser magra ou ter seu peso normal, mas tem excesso de gordura, e esse é o fator que desencadeia o processo de aparecimento das celulites.
 
O que interessa não é o peso corporal, mas sim a composição dele.
 
Vale lembrar também que mulheres com tendência a serem magras se preocupam menos com os exercícios e alimentação.
 
O melhor a ser feito é praticar exercícios e mudar os hábitos alimentares.
Uma pessoa que faz exercícios periódicos tem menos chance de ter celulite. “É muito importante ter o acompanhamento de um professor para orientar o programa de atividades”, alerta o professor.
No combate da celulite, é indicada a prática de: Exercícios aeróbios 3 vezes por semana de 30 à 50 minutos, exercícios com peso (musculação), 3 vezes por semana e alongamentos antes e depois das atividades. 
 
 
 

Contato: Waldyr Salles -
walsfilho@yahoo.com.br
 
 
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Fabiana Gomes

Fonte:Universo da Mulher