Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2024

Dietas milagrosas preocupam ABRAN

A ABRAN é uma entidade médica científica, fundada em 1973, que se dedica ao estudo de nutrientes dos alimentos, que podem ser decisivos no diagnóstico, na prevenção e no tratamento da maior parte das doenças que afetam o ser humano.
 
É uma especialidade médica com reconhecimento oficial pela instituições Conselho Federal de Mediciana (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Preocupada com as pesquisas em diversas populações da Europa e Estados Unidos que confirmam a insatisfação crescente das pessoas com a própria imagem e luta incessante contra o peso, a ABRAN alerta sobre as dietas para emagrecer.
 
O Dr. Durval Ribas Filho, professor da Faculdade de Medicina de Catanduva e do CEAPS / USP e presidente da ABRAN relata que as dietas populares apresentam na sua abordagem nutricional deficiências de vitaminas e minerais além de desbalanço da proporcionalidade dos macronutrientes (carbohidratos, proteínas e gorduras), principalmente quando utilizadas por um período prolongado.
 
 
DIETAS MILAGROSAS
 
Como afirma a nutróloga Dra. Maria Del Rosário Zarieategui de Alonso, formada pela Universidade de Buenos Aires, especialista em nutrologia e pós-graduada em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina, “essas dietas milagrosas” ou também  chamadas “dietas da moda”, sempre prometem uma perda rápida de peso sem sofrimento e tentam seduzir as pessoas que  buscam a fórmula mágica que garante resultados imediatos.É um grande perigo acreditar nisso”.
 
Uma lista interminável delas cruza as fronteiras, algumas são mirabolantes, levam nomes excêntricos e ganham dimensões surpreendentes. Muitas são apenas formulas reinventadas que substituem as refeições  saudáveis e não promovem o equilíbrio essencial dos alimentos, além de trazerem o risco de doenças por excesso ou déficit de nutrientes. Hiperlipidemia, hiperuricemia e problemas cardiovasculares ou deficiência de ferro como anemia ou de cálcio levando a fragilidade óssea, são apenas algumas.
 
 
Como não promovem a reeducação alimentar, essas dietas levam ao chamado
“efeito sanfona” quando a pessoa perde peso rapidamente para recuperá-lo assim que volta aos seus hábitos alimentares anteriores, agravados com repetição de ataques de gula ou compulsões.
 
Um estudo em 1996 observou que 35% das pessoas que faziam dieta evoluem para condutas alimentares patológicas e 15 a 45% dos quadros parciais adquirem transtornos alimentares completos.
 
Nos últimos anos a demanda para atingir um corpo magro e um ideal utópico de beleza, tem feito com que pessoas mais frágeis e vulneráveis desenvolvam  algum tipo de Transtorno Alimentar como Anorexia e Bulimia Nervosa.
 
 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
A ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia atua há mais de 30 anos no país, e é presidida pelo Professor Dr. Durval Ribas Filho. A entidade  reúne 3. 500 associados distribuídos por todos estados brasileiros.
 
A Nutrologia foi reconhecida em 1978, como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). Dedica-se ao estudo de nutrientes dos alimentos que podem ser decisivos na prevenção e no tratamento da maior parte das doenças que afetam o ser humano, as enfermidades nutricionais.
 
 

Crédito:Regiane Zanatta

Autor:Regiane Zanatta

Fonte:Universo da Mulher