Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2024

Fique enxuta

É quase impossível exagerar a importância de fortalecer a musculatura na menopausa, afirma a escritora americana Natalie Angier em seu livro Mulher, uma Geografia Íntima (Editora Rocco), no capítulo Aprendendo a Fazer um Músculo. "Atividades vigorosas como musculação, ginástica ou corrida podem aumentar a massa óssea feminina. Os músculos também acolchoam os ossos como um pára-lama e quanto mais músculos houver em volta do esqueleto mais protegidos estarão os ossos, quando eles se tornam frágeis e porosos, o que é inevitável com o passar da idade."

Uma mulher com 59 quilos de peso tem 27 por cento de gordura no corpo aos 25 anos, mas chegará aos 55 anos com 40 por cento de tecido adiposo, mesmo sem ganhar um único quilo, se não fizer alguma atividade física ao longo de seu amadurecimento, lembra Angier."A esta altura, muitos de seus músculos estarão encolhidos e brilhantes de banha. E essa mulher ficará sem ar mais rapidamente quando subir um lance de escadas, porque o músculo facilita o transporte de oxigênio pelo corpo e diminui o esforço do coração. Com menos volume muscular, ela também ficará mais fraca e, incapaz de carregar sua bagagem, será obrigada a comprar uma dessas odiosas e inexplicavelmente populares malas com rodinhas e alças retráteis", diz a escritora, que também é jornalista especializada em saúde e escreve no jornal The New York Times

O prazer de fazer um músculo é uma experiência à parte. A massa muscular é extremamente plástica e se deixa fortalecer com generosidade. O processo é sobretudo rápido. Você começa a fazer musculação e aeróbica em uma academia e mal consegue ficar 15 minutos na esteira ou levantar 5 quilos de peso. Mas se tiver dedicação e paciência, no final dos dois primeiros meses estará dobrando o tempo de aeróbica e os quilos de peso com relatividade facilidade, não duvide. Natalie Angier cita em seu livro a propósito, uma experiência estimulante, feita pela fisiologista Miriam Nelson, da Universidade de Tufts, nos Estados Unidos, com mulheres de 70, 80 e de até 90 anos, que estavam internadas em clínicas de repouso ou confinadas em suas casas por causa da dificuldade de movimentos. Eram mulheres que dependendiam de bengalas ou andadores para se locomover ou mesmo levantar da cadeira. Miriam Nelson treinou essas senhoras idosas duas vezes por semana usando aparelhos de forma intensa, e com o máximo de peso que elas podiam suportar."Após apenas quatro meses do programa, as mulheres sedentárias e muitas vezes artríticas, deixaram de lado suas bengalas e andadores para ficar de quatro e cuidar de seus jardins ou remover a neve da frente de suas casas", conta Angier.

A recompensa obtida com o esforço físico ainda pode ser dupla, como lembra o médico americano Keneth Cooper, velho teórico do condicionamento físico, em entrevista à revista Veja desta semana: "Quando você se exercita, libera endorfinas, e isso provoca um bem-estar semelhante ao de uma dose de morfina fabricada pelo próprio organismo. Além de produzir bem-estar, faz sumir a dor". E as dores nas juntas são uma das queixas frequentes das mulheres na menopausa.

DIETA MILAGROSA
PERDENDO PESO
FORTALECENDO OS MÚSCULOS
OS MÚSCULOS QUE SUSTENTAM A POSTURA CORPORAL
Exercícios aeróbicos são mais eficientes para reduzir a gordura extra: meia hora de caminhada ou pedalada queima o dobro de calorias do que o mesmo tempo de abdominais.
Um músculo é um feixe de milhões de fibras capazes de se contrair, que contém 78 por cento de água, 20 por cento de proteína e 1 por cento carboidrato. Após uma série de musculação, as fibras musculares apresentam microscópicas rupturas. Para restaurar estas lesões o corpo precisa de 48 horas. Ele utiliza uma série de substâncias que preenchem as rachaduras com mais proteínas do que havia antes e assim a fibra reconstituída acaba mais forte.
Músculos fracos e contraídos fazem a coluna despencar para algum lado. A lordose, aquela curvatura acentuada da lombar é resultado de músculos abdominais fracos. Músculos fortes evitam o endurecimento das articulações, que é super doloroso, além de prevenir a osteoporose, ou seja, desmineralização dos ossos.
CONDICIONAMENTO

Para alcançar um bom condicionamento físico, todas as pessoas deveriam complementar a atividade aeróbica com a musculação, da seguinte forma, disse Keneth Cooper à Veja: "As pessoas na faixa dos 30 anos devem ter uma rotina dividida em 80% de exercícios aeróbicos e 20% de condicionamento de músculos. Aos 40, a proporção deve ser de 70% de corrida e 30% de musculação. O ideal é fazer um programa pessoal de treinamento de forma que se aumente, com o passar dos anos, o tempo destinado ao condicionamento muscular e se diminua a carga de exercícios aeróbicos. Aos 60 anos, essa relação deve ser de 55% de exercícios aeróbicos e 45% de musculação, segundo as pesquisas que realizamos."

PESO CORPORAL
Os fisioterapeutas e médicos que atendem mulheres na fase de menopausa advertem que nos primeiros meses de atividade física o peso muda pouco, porque há perda de gordura mas também aumenta a massa muscular. A redução do excesso de gordura, que nas academias é chamado de processo de enxugamento, começa a ocorrer depois de três meses de atividade regular, quando a massa muscular estabiliza. Esse tempo será otimizado se a atividade física for associada a uma dieta balanceada. Aliás, o exercício físico estimula vários neurotransmissores cerebrais e contribui, particularmente, para reduzir o apetite
 
 

l

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:UOL

Fonte:UOL