Rio de Janeiro, 19 de Maio de 2024

PILATES NÃO É GINÁSTICA LOCALIZADA

PILATES NÃO É GINÁSTICA LOCALIZADA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Muitas academias estão transformando os exercícios de Pilates em ginástica localizada sem se atentar que o método criado por Joseph Pilates, quando usado com o objetivo de ganho de força e de hipertrofia de forma isolada, pode provocar lesões graves. É o alerta que faz a fisioterapeuta e doutora em plasticidade muscular Eliane Coutinho, diretora da Fisiociência, uma das principais certificadoras em Pilates no Brasil.

“O Método Pilates está fundamentado no equilíbrio neuromuscular global. Quando os exercícios são realizados usando grupos musculares de forma isolada ele pode levar a desequilíbrios de forças musculares levando a sobrecargas e a lesões articulares e até desequilíbrio postural”, explica a Dra.

Pós-doutoranda em Pilates na USP, Dra. Eliane destaca que o Pilates prima por equilíbrio de forças entre os músculos agonistas e antagonistas associado com alongamento dos mesmos grupos musculares, o que proporciona força e flexibilidade de forma organizada.

“Outro aspecto importante é que embora um determinado exercício esteja trabalhando os músculos da coxa, por exemplo, as demais articulações devem estar estáveis. É o caso da coluna vertebral, que deverá estar sempre estabilizada durante todos os exercícios, caso contrário o aluno poderá sair dos exercícios com dor”, revela a Dra. Eliane.

Para entrar em forma por meio dos exercícios de Pilates e ganhar hipertrofia muscular (aumento da área e do comprimento do músculo), o método Pilates apresenta um repertório diversificado de exercícios no solo (Mat Pilates) e nos equipamentos (Studio Pilates). “A melhor escolha são os exercícios com alavancas maiores, geralmente os de grande amplitude que promovem maior recrutamento muscular”, indica.

A especialista também destaca a importância do instrutor de Pilates escolher os exercícios que melhor se adéquam às necessidades do aluno e que promovam o fortalecimento de todos os grupos musculares.

 

 A Fisiociência possui um novo estúdio de pilates  para os moradores de Moema e Brooklin

Fisiociência Pilates nasceu há 10 anos com o intuito de ensinar, formar e aplicar o método pilates com embasamento científico. Coordenada pela Profª Drª Eliane Coutinho, a escola tem a missão e compromisso com a investigação científica e clínica dos efeitos gerados pelos exercícios de pilates na hipertrofiar muscular organizada, na área de condicionamento físico e geriatria, assim como nos processos de reabilitação e prevenção de lesões musculares, além de estudar e indicar os melhores treinos neuromusculares para seus alunos de acordo com suas necessidades, estimulando força, flexibilidade muscular e estabilidade articular integrando o todo: corpo mente e espírito.

Fisiociência possui um estúdio próprio com 600 m recém-inaugurado localizado no bairro do Brooklin, área nobre da cidade de São Paulo. O espaço é destinado às aulas personalizadas individuais e vips com fisioterapeutas com formação em Pilates Clássico Científico, as melhores aulas de Pilates direcionadas para as necessidades de cada aluno, confiram!

www.fisiocienca.com

Crédito:Cristine Cordeiro

Autor:Paula Barradas

Fonte:Universo da Mulher