Rio de Janeiro, 19 de Abril de 2024

BOTOX (toxina botulínica)

SOBRE O BOTOX®

 

 

O que é?

BOTOX® (Toxina Botulínica tipo A) é um complexo protéico purificado, de origem biológica, obtido a partir da bactéria Clostridium botulinum. O Clostridium botulinum é uma bactéria anaeróbia, que em condições apropriadas à sua reprodução, (10ºC, sem oxigênio e certo nível de acidez) cresce e produz sete sorotipos diferentes de toxina, conhecidos como A, B, C1, D, E, F e G. Dentre esses, o sorotipo A é o reconhecido cientificamente como o mais potente e o que proporciona maior duração de efeito terapêutico.

 

BOTOX® apresenta em sua composição a Toxina Botulínica tipo A, sendo uma substância cristalina apresentada na forma de pó seco, a vácuo estéril, em frasco contendo 100U de Toxina Botulínica TIPO A para ser diluído em solução salina. O produto atua bloqueando a liberação da acetilcolina na terminação nervosa, o que causa relaxamento da musculatura onde é aplicado.

 

A marca BOTOXÒ é registrada e licenciada em todo o mundo pelo laboratório Allergan Inc. No Brasil, o produto é importado, comercializado e distribuído pela Allergan Produtos Farmacêuticos Ltda.

 

A origem do BOTOX®

No final da década de 60, o oftalmologista americano Alan B. Scott, que buscava alternativas para o tratamento não cirúrgico do estrabismo, obteve do Dr. Edward J. Schantz, amostras da toxina botulínica tipo A para testá-la em músculos extra-oculares de macacos. A experiência foi bem sucedida e Scott publicou seu primeiro trabalho sobre o assunto em 1973, confirmando a toxina botulínica tipo A como uma alternativa eficaz para o tratamento não cirúrgico do estrabismo.

 

Ainda na década de 70, Scott recebeu autorização do FDA (Food and Drugs Administration), órgão que regula o setor de medicamentos dos Estados Unidos, para utilizar a toxina em seres humanos, conduzindo estudos durante os anos de 1977 e 1978. Ele descobriu que o produto, quando injetado, relaxava os músculos. Deduziu então que uma aplicação local – em determinados músculos – interrompia momentaneamente o movimento muscular anormal e, dessa forma, corrigia o problema.

 

E foi a partir do uso terapêutico, que surgiu o uso cosmético. Quando o casal canadense Jean e Alastair Carruthers, oftalmologista e dermatologista respectivamente, observaram melhora das rugas em pacientes tratados para indicações terapêuticas, iniciando os primeiros estudos na área. Deste então, o uso cosmético da toxina botulínica tipo A evoluiu e se expandiu em todo mundo.

Fica evidente que o uso terapêutico e cosmético da toxina botulínica tipo A em sua forma purificada apresenta grande respaldo científico sobre sua segurança e eficácia.

 

BOTOX® no Brasil

BOTOX® foi a primeira toxina botulínica tipo A aprovada pelo Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desde 1992, quando chegou ao Brasil, a toxina é

considerada uma nova e revolucionária opção terapêutica pouco invasiva no tratamento de pacientes que sofrem de problemas neurológicos e seqüelas motoras desencadeadas por derrame cerebral, paralisia cerebral e distonia cervical.

 

Dentre as indicações de BOTOX® (toxina botulínica tipo A) aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estão estrabismo, blefaroespasmo, espasmo hemifacial, distonias e espasticidade. Além das indicações terapêuticas, o medicamento é amplamente conhecido no tratamento de linhas faciais hipercinéticas e para o tratamento da hiperhidrose palmar e axilar.

 

A aplicação da toxina requer técnica e habilidade por parte do especialista. Por esta razão, ao trazer a toxina para o Brasil, a Allergan investiu maciçamente em programas de treinamento para a comunidade médica visando disseminar a técnica de aplicação para realização do procedimento. Consagrados especialistas brasileiros colaboraram intensamente para o treinamento de médicos ministrando workshops em diversos estados do país, além de participar ativamente de estudos e congressos nacionais e internacionais.

 

Para assegurar que BOTOX® (toxina botulínica tipo A) seja indicado e aplicado de maneira correta e de acordo com as necessidades dos pacientes, a Allergan oferece freqüentemente programas intensivos de treinamento e reciclagem a classe médica.

 

Para expandir a indicação da toxina nas áreas estética e terapêutica (neurologia, ortopedia e reabilitação), a Allergan realiza estudos e pesquisas clínicas em parceria com universidades internacionais.

 

Cronologia

Na década de 80, a Allergan desenvolveu estudos avançados sobre a utilização da substância e descobriu novas aplicações tanto na área oftalmológica quanto neurológica. Um dos primeiros resultados foi o tratamento de blefaroespasmo – piscar excessivo dos olhos. Neste caso, os oftalmologistas aplicavam BOTOX® (toxina botulínica tipo A) nos músculos ao redor dos olhos, interrompendo a contração involuntária. Além da correção do problema, os especialistas notaram que as linhas ou rugas de expressão também diminuíam. Foi assim que a toxina passou a ser utilizada para fins estéticos como um tratamento rejuvenescedor - a indicação mais famosa e conhecida em todo o mundo.

 

Desde a sua descoberta, BOTOX® (toxina botulínica tipo A) tem sido objeto de investigação de cientistas e médicos de diversos países. Hoje, o produto é considerado o mais estudado, com cerca de 1500 estudos científicos publicados em renomadas revistas científicas.
 

Particularidade dos medicamentos biológicos

BOTOX® atua bloqueando a liberação de acetilcolina (neurotransmissor químico que estimula a contração muscular) e, conseqüentemente, impede a contração do músculo tratado, causando seu relaxamento.

 

É importante ressaltar que os produtos biológicos, como a Toxina Botulínica Tipo A (BOTOX®), não são iguais e não podem ser classificados como “similares ou genéricos”. Cada preparado de Toxina Botulínica Tipo A se difere em composição, formulação, apresentação e diluição, pois os processos de obtenção são distintos. Além disso, não existem garantias de que todos ofereçam os mesmos níveis de eficácia e segurança.

 

BOTOX® é aprovado em 33 países para o tratamento de diversas patologias neurológicas e é a única marca de Toxina Botulínica Tipo A aprovada pelo FDA (órgão que regulamenta produtos farmacêuticos e alimentares) nos Estados Unidos, um dos mais rígidos do mundo. Além disso, é o único produto da categoria com mais de 15 anos em experiências clínicas nas indicações terapêuticas e cosméticas.

 

BOTOX® é a Toxina Botulínica Tipo A mais estudada do mundo, contando com mais de 1.500 trabalhos científicos indexados. Por se tratar de produto biológico, seus estudos embasam sua qualidade, eficácia e segurança, não podendo ser estendidos a outros produtos biológicos, ainda que pertencentes à mesma categoria de produto.

Crédito:Cris

Autor:Aline Marques

Fonte: