Rio de Janeiro, 17 de Agosto de 2017

A necessidade de aprender

A necessidade de aprender
É incrível a velocidade com que as coisas estão acontecendo, o ritmo das pessoas, das empresas, do mundo.
 
Entre estas loucuras aumentam também as exigências, então temos menos tempo e muito mais responsabilidades e atividades.
 
Nesta corrida contra o tempo, temos que nos preocupar em estarmos dentro do perfil que estão sendo procurados, pois só assim poderemos nos manter nesta necessária loucura.
 
Muitas vezes não sabemos o que realmente é preciso para se encaixar no “modelo” desejado e ficamos como cachorros correndo atrás do rabo enquanto o tempo passa e as oportunidades se vão junto com ele.
 
Tudo é necessário, atualizar-se é necessário, ouvir, falar, aprender e ensinar. Estar por dentro de tudo, sabendo de tudo, entendendo de tudo.
 
Hoje em dia não temos um profissional especializado em uma única coisa que seja bem sucedido, temo um profissional especializado em algo com conhecimento em “n”coisas.
 
Quanto mais se sabe, mais se tem.
 
A sabedoria é a arma para coordenarmos nossa vida profissional e mantermos nosso currículo desejável no mercado.
 
Este é o grande segredo amigos, precisamos aprender, aprender sempre.
 
Precisamos nos mexer e muitas vezes abrir mão do lazer para buscarmos aperfeiçoamento, porém abdicar deste lazer pode proporcionar uma grande estabilidade e satisfação ao longo prazo.
 
Aprendizado deve começar desde quando saímos do útero de nossas mães, até quando já estamos no fim de nossas vidas pela Terra.
 
Aprendemos com amigos, familiares, pais, professores, filhos e até com os netos.
 
Ensinamos, mas também aprendemos.
 
Se paramos no tempo, passamos a ser obsoletos, deixamos de ser desejados pelo mercado e passamos a ser um profissional de antigamente, e este profissional só será lembrado como referência do que não devemos ser para atingir o sucesso.
 
Precisamos estar em constante movimento, seja como for, em grupo de colegas de profissão, colegas de faculdade, freqüentando workshops, palestras, cursos num geral.
 
O mercado oferece um milhão de alternativas.
 
Recebemos por dia em nossa caixa de e-mails no mínimo cinco anúncios de ferramentas para atualização, desde palestras gratuitas, até cursos de MBA, mas é necessário ter consciência da necessidade e querer continuar na mira do mundo corporativo.
 
Os profissionais bem sucedidos tiveram muitas vezes que abrir mão de algo que queriam fazer, de noites de sono para estudar, de uma noite de descanso para assistir a uma palestra ou fazer um curso, porém hoje colhem os frutos deste esforço, sem dizer a satisfação e o orgulho de si mesmos de terem lutado por algo e atingido o objetivo.
 
Nada vem fácil, tudo exige perseverança e dedicação, tudo exige empenho, vontade e todos nós podemos conquistar este objetivo, só precisamos realmente querer e nos esforçar um pouco mais para conseguir.
 
“Estamos condenados à civilização. Ou progredimos, ou desaparecemos.”
 Euclides da Cunha
 
 
Visite a coluna de Andréia Guedes clicando aqui.
 
 
Andréia Guedes é Gerente de RH da TDS Enterprise Consulting Group e atua há 9 anos em Recursos Humanos.
andreia.guedes@hotmail.com

 

Crédito:Andréia Guedes

Autor:Andréia Guedes

Fonte:Universo da Mulher