Rio de Janeiro, 20 de Abril de 2024

Maria Digna Pessoa de Queiroz

Maria Digna Pessoa de Queiroz

.

 

 

 

 

 

 

 

Maria Digna Pessoa de Queiroz, das mulheres mais elegantes do Pernambuco, gentilmente atendeu meu pedido para este bate-papo por intermédio de seu filho, o também gentil e elegante Ricardo Luiz Pessoa de Queiroz Filho.
Dona da tapeçaria Casa Caiada, a famosa marca de tapetes feitos manualmente e comercializados do Recife para outros estados e exterior, Maria Digna é uma mulher de sucesso e considera a simplicidade e o bom gosto elementos indispensáveis da fórmula da elegância. Neste bate-papo ela comenta a criação da Casa Caiada, elegância, religiosidade, vida social pernambucana e união familiar.
 
JAMILL – A senhora é considerada a mulher mais elegante de Pernambuco e uma das mais elegantes do Nordeste. Qual a sensação de ser referencia de elegância?
MARIA DIGNA – Nunca me ocorreu nem preocupou reivindicar posição de elegante e acho mesmo que não ocupo esse espaço.
 
JAMILL – Para a senhora qual é o segredo, a formula mágica de elegância?
MARIA DIGNA – Simplicidade e bom gosto.
 
JAMILL – Como surgiu seu interesse por decoração, por tapetes e abrir, há anos atrás, a Casa Caiada?
MARIA DIGNA – No seu início a Casa Caiada foi animada pelo propósito em dar um prolongamento à vida familiar, buscando realização na tapeçaria. Nossa idéia então era de transportar para os chãos brasileiros a beleza artística e histórica dos azulejos portugueses que cobriam fachadas de casas e igrejas no Nordeste do Brasil. Outras linhas de desenhos foram sendo acrescentadas à linha original da azulejaria, assim iniciamos os desenhos geométricos, a linha ecológica, a floral e desenhos meio contemporâneos.
 
JAMILL – Os luxuosos Tapetes Casa Caiada são verdadeiras obras de arte. É verdade que até os maridos das suas funcionárias trabalham na produção manual dos tapetes?
MARIA DIGNA – Sim é verdade que vários homens exercem com grande habilidade a tapeçaria, alguns após a volta do trabalho.
 
JAMILL – A que a senhora considera de bom gosto na decoração contemporânea?
MARIA DIGNA – Gosto muito dos ambientes modernos, limpos mas não prescindo usar peças antigas que cada um de nós tenha, herdadas da família, ou mesmo adquiridas.
 
JAMILL – Qual a opinião da senhora sobre moda brasileira? Moda e arte caminham juntas?
MARIA DIGNA – Por que não? Acho que a moda também é arte.
 
JAMILL – A senhora recebe muito em casa? Como é a vida social pernambucana?
MARIA DIGNA – O pernambucano tem por características ser reservado, mas ao mesmo tempo muito hospitaleiro. Não nos caracterizamos com que se chama vida social intensa, gostamos mais de receber nas casas e reuniões maiores acontecem em datas especiais como casamentos. Nos últimos anos as casas de eventos adquiriram importância social muito acentuada.
 
JAMILL – Como a senhora acha que os brasileiros estão nos quesitos organização e pontualidade?
MARIA DIGNA – A pontualidade nunca foi marcante entre os brasileiros e latinos de modo geral, porém no quesito organização temos evoluído muito.
 
JAMILL – A senhora é religiosa? como é a sua religiosidade?
MARIA DIGNA – O catolicismo está arraigado na alma nacional e preserva raízes históricas de 500 anos. A minha vem do berço e é preservada até hoje por próprias convicções que são extremamente fortes.
 
JAMILL – A sua família é sempre comentada como exemplo de estrutura familiar como é a D. Maria Digna mãe e avó? MARIA DIGNA – Nossa estrutura familiar é tradicional, mas voltada para a compreensão dos novos tempos. No nosso relacionamento de três gerações procuramos preservar o espaço de cada um, resguardar o entendimento mútuo. E assim nossos laços continuam fortes.

 
 
Contato com Jamill: jamillbarbosaferreira@yahoo.com.br
Ilustração: Fotografia Maria Digna Pessoa de Queiroz – Beleza e elegância.
Este Bate-papo Especial teria sido impossível sem a ajuda do Sr. Ricardo Luiz Pessoa de Queiroz Filho.
Data: 01/02/2006

 

Crédito:Jamill Barbosa Ferreira

Autor:Jamill Barbosa Ferreira

Fonte:Universo da Mulher