Rio de Janeiro, 02 de Maio de 2024

Curso prepara profissionais para atuar com portadores de paralisia cerebral e disfunções neurológicas

Curso prepara profissionais para atuar com portadores de paralisia cerebral e disfunções neurológicas

Promovido pelo Departamento de Neuropediatria da UFSCar, a atividade recebe inscrições até o dia 20 de dezembro

Estão abertas, até o dia 20 de dezembro, as inscrições para o "Curso Neuroevolutivo - Conceito Bobath 2009", promovido pelo Núcleo de Estudos em Neuropedriatria e Motricidade (NENEM) do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar.
A atividade é voltada a fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais que tenham interesse em aprender a avaliar, planejar e tratar pacientes com paralisia cerebral e outras disfunções neurológicas, baseados no Conceito Neuroevolutivo de Bobath.
Este conceito foi desenvolvido em 1950 por Karel Bobath e Berta Bobath. Seu princípio básico é facilitar o movimento motor do paciente e inibir movimentos e posturas anormais causados pela sua deformidade. A partir do método, o paciente aprende a sensação do movimento, e não o movimento em si. Materiais como bola, andador, espelho e rolo são utilizados durante o tratamento.
No curso os participantes desenvolvem a capacidade de focar o tratamento na visualização das tarefas diárias do paciente, tentando proporcionar mais autonomia e independência em atividades cotidianas, como pentear os cabelos, vestir-se, alimentar-se, fazer higiene pessoal, dentre outras.

O curso tem carga horária de 280 horas e está dividido em quatro módulos que acontecem nos meses de janeiro, abril, julho e outubro de 2009. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 20h30, no campus São Carlos da UFSCar.

O horário das aulas é dividido em atividades teóricas e práticas. Os participantes contam com uma estrutura de laboratórios de movimento, demonstrações realizadas pelas instrutoras, filmes e slides. Além disso, eles também realizam atendimento diário a crianças com disfunção neurológica de todas as idades e que já recebem atendimento na Universidade, dentro do Programa de Estágio do DFisio.

Os alunos que concluírem o curso receberão certificado da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da UFSCar e da Associação Brasileira para o Desenvolvimento e Divulgação dos Conceitos Neurofuncionais (ABRADIMENE).

Para inscrever-se, os interessados devem entrar em contato com o Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade da UFSCar, pelo telefone (16) 3351-8435, e solicitar a ficha de inscrição. O valor do curso, as formas de pagamento e os documentos para inscrição também podem ser consultados em www.ftneuroped.ufscar.br.

Informativo da Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos.
Telefone/Fax: (16) 3351-8119.
E-mail: ccs@ufscar.br

www.comunicacao.ufscar.br

Crédito:Cris Padilha

Autor:UFSCar

Fonte:Universo da Mulher