Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

MTur oferece Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

MTur oferece Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

MTur oferece Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos

 

As inscrições já estão abertas. A atividade é gratuita e ocorre na próxima semana, durante a Feira Nacional da Agricultura Familiar, no Rio de Janeiro  


A melhoria na qualidade e a garantia de segurança dos produtos oferecidos é uma vantagem competitiva para os destinos turísticos. Pensando nisso, o Ministério do Turismo e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) promovem o Curso de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos.

 

“O objetivo é qualificar profissionais que trabalham com a manipulação e a fabricação de alimentos, de modo a possibilitar a oferta de produtos com qualidade higiênico-sanitária”, afirma o coordenador-geral de Qualificação e Certificação do MTur, Luciano Paixão.

 

A atividade é gratuita e ocorre no período de 26 a 30 de novembro, durante a Feira Nacional da Agricultura Familiar, no Rio de Janeiro. Serão oferecidas 24 vagas para profissionais do município do Rio de Janeiro.

 

Os interessados podem se inscrever pelo site do MTur www.turismo.gov.br, pelo e-mail freda.dias@turismo.gov.br ou pelo telefone (61) 3321-7534.  O requisito para participar é ter conhecimentos básicos sobre a produção de alimentos.

 

Durante o curso, agricultores familiares e profissionais que trabalham com a manipulação de alimentos em feiras, restaurantes, bares e meios de hospedagem terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre procedimentos sanitários para aquisição, recebimento, armazenamento e preparo dos alimentos; higiene e desinfecção de ambientes, equipamentos e utensílios; contaminação alimentar; e doenças transmitidas por alimentos.

 

Para receber o certificado de conclusão de curso é necessário participar de todas as aulas. O documento é uma exigência da Anvisa para a manipulação de alimentos, conforme a resolução RDC 216/2004, que dispõe sobre o regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação.

 

Espaço Gourmet – O curso será no Espaço Gourmet, uma ação do MTur dentro do evento. São 150 m² para demonstração de técnicas e produção de comidas típicas da culinária das cinco regiões brasileiras. Os pratos serão produzidos a partir de insumos vendidos na Feira. O objetivo é incentivar a aquisição dos produtos dos agricultores familiares e a divulgação dos destinos ali representados.

 

Feira Nacional da Agricultura Familiar – A feira é uma iniciativa do Ministério de Desenvolvimento Agrário. O evento reúne agricultores familiares, assentados da reforma agrária, pescadores artesanais, extrativistas, indígenas e quilombolas de todo o país. E, ainda, representantes dos países-membros e associados do Mercosul.

 

A expectativa é que 335 mil pessoas visitem essa quinta edição do evento.

Crédito:Cris Padilha

Autor:Ministério do Turismo

Fonte:Universo da Mulher