Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2024

NOTA DE FALECIMENTO

Nota de pesar pelo falecimento do Dr. José Aristodemo Pinotti

O Instituto Se Toque manifesta profundo pesar pelo falecimento nesta madrugada, 01/07, do Dr. José Aristodemo Pinotti, médico, Secretário Especial da Mulher do Município de São Paulo e Conselheiro Científico do Instituto Se Toque, ONG que atua na educação à prevenção do câncer de mama.
 
O legado do Dr. José Pinotti foi de imensa importância para a conscientização e prevenção da saúde da mulher e certamente foi uma perda irreparável.
 
Participou ativamente do Instituto Se Toque, desde a sua fundação, desenvolveu inúmeras pesquisas relacionadas ao câncer de mama, defendeu a prevenção primária como forma de evitar a doença e sempre recomendou que a mamografia fosse feita anualmente.
 
A fundadora do Instituto Se Toque, Monica Serra; a presidente, Lucia Bludeni, e todos os colaboradores se solidarizam e desejam conforto à família e amigos do Dr. Pinotti.
 
 

Falecimento do Dr.José Pinotti

 

É com muito pesar que recebo a notícia do falecimento do Dr. José Pinotti.

E é com carinho e solidariedade que me dirijo a sua família neste difícil momento.

Para todos nós, ficam a admiração e a saudade do homem que dedicou praticamente toda a vida à luta pela melhoria da qualidade de vida dos cidadãos brasileiros.

Ele sempre esteve engajado nos mais modernos projetos relacionados à saúde pública.

Idealizou e implantou programas de prevenção e atendimento à população, sobretudo aos mais carentes. Médico ginecologista e obstetra, o professor Pinotti era referência obrigatória nas discussões sobre os destinos da saúde em nosso país, sobretudo em relação às mulheres, das quais defendeu o direito de decidir sobre os mais diversos temas ligados à sua vida sexual e reprodutiva.

Homem público da maior envergadura, participou dos projetos de construção de diversos hospitais, entre eles o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), situado em Campinas e que é considerado referência no continente pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Brasil pode se orgulhar de ter tido um filho como o Dr. Pinotti. E nós, brasileiros, de ter convivido a aprendido com um irmão como ele.

Através de seu legado, o Dr. Pinotti continuará a nos inspirar na direção do que pautou toda sua trajetória médica e de homem público: a dignidade do ser humano e o atendimento adequado às suas necessidades de bem-estar.

 

 

JOSÉ GOMES TEMPORÃO

MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE

 

 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Julia Salce

Fonte:Universo da Mulher