Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2024

Especialistas alertam para o risco de leptospirose

A ocorrência de chuvas fortes nesta época do ano, causando enchentes nas grandes cidades, aumenta o perigo de transmissão da leptospirose para seres humanos
 
A Associação Paulista dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (APRAG) está iniciando uma campanha de esclarecimento público para alertar a população sobre o aumento dos casos de leptospirose em função das enchentes causadas pelas chuvas fortes. “A leptospirose é um problema recorrente todos os anos nesta época, já que a principal forma de transmissão da bactéria Leptospira interrogans é através do contato com a urina de ratos, e essa bactéria tem grande período de sobrevida na água”, ressalta Sérgio Bocalini, diretor executivo da APRAG. “Embora os primeiros sintomas sejam muito similares a uma gripe comum, a leptospirose pode avançar para o comprometimento de órgãos vitais e até levar a morte”, alerta.
 
A recomendação dos especialistas, em geral, é evitar o contato com a água e a lama das enchentes, protegendo a pele com roupas e calçados impermeáveis, principalmente se a pessoa tiver alguma lesão. “Essa seria a situação ideal. No entanto, sabemos que é muito difícil evitar esse contato quando a enchente ocorre. Por isso, recomendamos ações preventivas de combate à infestação de roedores”, afirma Bocalini.
 
 
Algumas ações para evitar a infestação de ratos em casa e na vizinhança:
 
 
Evitar o acúmulo de lixo em terrenos baldios, na rua e nos córregos. Além de prevenir a existência de ratos, essa medida pode evitar a ocorrência de enchentes, já que muitos alagamentos ocorrem devido ao entupimento do sistema de escoamento pluvial por resíduos sólidos.
 
Manter a casa e o quintal sempre limpo, evitando que os roedores se instalem. Os ratos urbanos só se instalam em locais onde possam encontrar abundância de comida, água e abrigo.
 
Pedir orientação a um especialista no caso de suspeita de infestação. Se a pessoa perceber a presença constante de ratos em sua casa, deve chamar uma empresa especializada para verificar a situação e realizar o controle adequado. O uso de veneno de rato é muito perigoso para a saúde das pessoas e animais domésticos, causando envenenamento e morte em muitos casos.
 
“A empresa especializada vai saber orientar a melhor forma de combater a praga, de acordo com a intensidade da infestação e as condições do local”, afirma o diretor da APRAG, acrescentando que o consumidor deve sempre exigir que a empresa tenha licença da Vigilância Sanitária para executar este tipo de serviço. No site da APRAG (www.aprag.org.br) é possível verificar os telefones de contato das empresas associadas, todas com Alvará de Funcionamento expedido pelo Centro de Vigilância Sanitária.
 
 
 
Sintomas da Leptospirose
 
Os sintomas da Leptospirose podem aparecer entre dois a trinta dias após a infecção. Inicialmente a pessoa sente dores no corpo, cansaço, dor de cabeça e febre, que podem ser confundidos com gripe. “Se uma pessoa teve contato com água ou lama de enchente e depois apresenta esse tipo de sintoma, deve procurar um médico que, através de exames laboratoriais, poderá fazer o correto diagnóstico”, recomenda Sérgio Bocalini. “Quanto mais cedo ocorrer o início do tratamento, maiores serão as chances de cura sem complicações”, acrescenta. 
 
 
Após alguns dias, a dor muscular ficará mais intensa, sendo também freqüentes calafrios, náuseas, vômitos e diarréia, que podem levar a desidratação. Outros sintomas que indicam o agravamento da doença são olhos avermelhados, tosse, faringite e manchas avermelhadas pelo corpo.
 
 
Algumas das complicações mais graves são: icterícia, hemorragia, mau funcionamento dos rins e meningite.
 
 
 
 

 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Fernanda Elen da Silva

Fonte:Work Market Comunicação