Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2024

Culto à desnutrição

Culto à desnutrição

Em busca do corpo perfeito, adolescentes colocam suas vidas em risco usando artifícios prejudiciais a sua saúde, para entrar no padrão estético que eles supõem ser o perfeito, com base em modelos de revista e passarela, essas meninas buscam na magreza, a imagem do perfeccionismo e do padrão ideal de beleza.

Há tempos, estilistas determinaram "tiranicamente" as medidas femininas, de acordo com escalas duvidosas de valores sensuais. E, das passarelas, esse falso ideal de perfeição ganhou a mídia, o cinema, a televisão, as ruas, os lares, as escolas e a sociedade em geral.

Encantadas por este suposto ideal de beleza, essas meninas travam uma verdadeira luta contra seu próprio corpo na ânsia de emagrecer, mesmo sem necessidade nenhuma. "O mais triste é quando vejo aqueles pais que acham lindo ter a filha com corpo de manequim, com até 20 quilos abaixo do nível aceitável, às custas de sua saúde", conta a psiquiatra Ida Ortolani.

Toda essa busca desesperada pelo "ideal" estético, impulsionou o surgimento dos distúrbios alimentares, entre eles a anorexia e a bulimia. "Essas doenças vêm crescendo de maneira assustadora. Trata-se de uma manifestação que possibilita ver mais claramente os reflexos da cultura na sanidade emocional das pessoas", diz ela.

Os distúrbios atingem principalmente garotas de 11 a 20 anos com ênfase na adolescência. "A anorexia é um transtorno alimentar caracterizado por limitação da ingestão de alimentos, devido à obsessão pela magreza e o medo mórbido de ganhar peso", explica o médico endocrinologista, André Marroig.

De acordo com estatísticas, a anorexia, acontece na maioria dos casos nas classes sociais mais elevadas, sendo que 45%, começam após uma dieta de emagrecimento. Esse distúrbio que hoje atinge 1,7 milhão de pessoas tem como características: o baixo índice (15%) de massa corporal normal para a idade e altura do paciente, a parada no ciclo menstrual, o surgimento de sintomas depressivos entre outras transformações graves que ocorrem com o corpo.

Já a bulimia consiste basicamente em ingerir grandes quantidades de alimentos e depois estimular o vômito ou abusar de laxantes, diuréticos e hormônios da tireóide, para evitar ganho de peso. "Essa doença é uma obsessão em se tornar magra e o que assusta nela é o auto índice de mortalidade.

Dez por cento morrem dessa pela fome, por problemas cardíacos ou por outras complicações de saúde, um exemplo atual é o caso que ficou conhecido mundialmente, o da Terri Schiavo, ela sofreu uma parada cardíaca causada por deficiência de potássio, por ser bulímica", afirma a psiquiatra.

Outro alarmante deste distúrbio é que, ao contrário da anoréxica, a bulímica tem comportamento social, afetivo e profissional normais. Ou seja, uma garota que você conheça ou mesmo que você conviva, pode ser bulímica sem que você perceba, ressalta Ida Ortolani.

Como ocorre na anorexia, a bulimia se caracteriza por importante distorção do esquema corporal, chegando a ter meninas com estrutura de pele e osso. De qualquer forma, os dois distúrbios são gravíssimos e se não levados a uma assistência médica, podem acarretar a profundos danos irreversíveis e até mesmo a morte.

 

 

Crédito:Anna Elizabeth

Autor:Luciana Félix

Fonte:Central de Comunicação & Marketing