Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

31 de março Dia Nacional da Saúde e Nutrição

Hoje, nutrida pela informação, a população sabe o quanto é importante ter cuidados na escolha de alimentos que garantam um bom funcionamento do corpo e uma vida mais saudável. Por isso, o campo da Nutrologia está crescendo e se fortalecendo como uma especialidade da clínica médica que se ocupa da nutrição em toda a sua abrangência.

 

            Nesta segunda-feira, 31 de março, quando se comemora o Dia Nacional da Saúde e Nutrição, nós, médicos nutrólogos da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), aproveitamos a ocasião para salientar o valor de uma alimentação com níveis nutricionais adequados. É nossa função orientar quanto ao seu papel fundamental na vida das pessoas, influenciando o equilíbrio energético para as atividades do dia-a-dia, promovendo a correção do peso e o aumento da longevidade, com mais qualidade de vida.

 

            Os alimentos fornecem a energia que o organismo necessita para exercer suas funções primordiais.  O resultado do conjunto de alimentos consumidos é o combustível que movimenta corpo.  Uma dieta saudável deve garantir a quantidade certa de nutrientes como fibras, potássio, magnésio, cálcio, ferro e zinco. E essa orientação é papel do Nutrólogo, que indica a dieta apropriada para cada pessoa através de rigoroso diagnóstico. Sua missão é a de mostrar os benefícios e malefícios intrínsecos da alimentação e apontar os caminhos mais acertados para uma vida saudável.

 

É cientificamente comprovado que a mudança nos hábitos alimentares pode influenciar doenças como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, entre outros. Saber escolher um alimento como uma porção de nozes, por exemplo, contendo apenas 164 calorias e fornecendo vitamina E, magnésio e potássio, pode contribuir para a redução do risco de ataque cardíaco. Sem falar que as nozes são ricas em proteínas, gordura monoinsaturada saudável, fibras, cálcio e zinco, sendo, portanto, um alimento ideal para ser consumido por pessoas menos jovens.

E se falarmos das crianças, com certeza, o leite surgirá como uma fonte riquíssima de cálcio, tornando-se ideal para a fase do crescimento. Para os jovens, as fontes naturais de energia terão função primordial. Enfim, os alimentos e sua capacidade nutricional andam juntos com a saúde e devem ser encarados como parceiros inseparáveis. Alimentar-se simplesmente não representará saúde, se não houver equilíbrio nutricional. Nem mesmo a quantidade ingerida de alimentos, por si só, terá relação com uma vida saudável. Esta é a mensagem que deixamos para reflexão neste Dia Nacional da Saúde e Nutrição.

 

 

Dr. Durval Ribas-Filho é médico nutrólogo, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia, ABRAN, e professor de Nutrologia da Faculdade de Medicina da UNIFIPA/SP e de Pós-graduação em Nutrologia da ABRAN

 

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Caroline Marques

Fonte: