Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

08 DE ABRIL: DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer no Brasil atinge anualmente entre 12 e 13 mil crianças. Apesar de 60% dos casos poderem ser curados, a doença ainda representa a terceira causa-morte de crianças entre 1 e 14 anos de idade no país, pois menos da metade dos pacientes tem acesso aos centros multidisciplinares de tratamento. Embora não possa ser prevenido como os cânceres em adultos, o câncer infantil é mais sensível aos tratamentos e, por isso, mais fácil de ser curado.

A Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC) é uma organização não governamental que, além de pioneira, é considerada modelo mundial em assistência de crianças com câncer. Fundada em 11 de abril de 1985, a instituição fornece assistência gratuita a crianças e adolescentes, com idade até 20 anos, e é dirigida pelo médico José Marcus Rotta, fundador da AACC, especialista em neuro-oncologia, diretor do Hospital do Servidor Público Estadual e membro da Sociedade Brasileira de Neurologia.

Na AACC, as crianças têm acesso a um tratamento adequado à doença, incluindo serviços como alojamentos, alimentação, vestuário, transportes, medicação, próteses, suporte educacional, tratamento de psico-oncologia e lazer. A organização também apóia pesquisas, colabora com o aperfeiçoamento e formação de profissionais de saúde, capacita voluntários e trabalha na construção de um centro de referência dedicado exclusivamente ao tratamento e à reabilitação de crianças com câncer. Hoje, a AACC conta com 20 funcionários e 140 voluntários ativos. Em 23 anos de existência, já realizou mais de 40 mil atendimentos.  

Crédito:Cris Padilha

Autor:Josane Beckman

Fonte:FBCOM