Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

Dia 8 de abril é o Dia da Luta Contra o Câncer

Muito se fala sobre o câncer de mama, de próstata, do colo do útero, mas o tumor que vai fazer mais de 13 mil vítimas em 2006, segundo o Inca, está longe de ser lembrado pela população.
É o câncer de boca. 
 
Estudos do Instituto do Câncer estimam que serão mais de 10 casos entre os homens e mais de 3 mil entre as mulheres. O surgimento desse tipo de tumor é mais freqüente em pessoas brancas e afeta, em geral, o lábio inferior.
 
De acordo com a periodontista Fernanda Freitas, a melhor maneira de se prevenir contra o câncer de boca é visitando um dentista pelo menos uma vez ao ano. Se descoberto no início, as chances de cura aumentam em 90 por cento. Na ocorrência de feridas bucais causadas por traumas, fumo e alcoolismo, dra. Fernanda alerta: “Algumas feridas podem evoluir e se  transforma em lesões cancerosas. O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de machucados na boca que não cicatrizam no prazo de uma semana. Manchas esbranquiçadas e avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal também são sintomas do tumor”.
 
O Cirurgião Oncológico Rodrigo Motta ressalta a importância do paciente procurar sempre um dentista em casos de pequenas lesões causadas por próteses: “Uma visita anual ao dentista é um dos fatores principais para se evitar o câncer de boca. Se a doença for diagnosticada na fase inicial serão evitadas as metástases e as cirurgias multiladoras”- afirma.
 
Alguns dos tratamentos indicados no combate ao câncer são a quimioterapia e a radioterapia, intervenções que podem causar a mucosite. Trata-se de um processo inflamatório da mucosa da boca que causa muita dor. Para combater essa inflamação, a dra. Fernanda recomenda uma técnica com laser de baixa intensidade, que ela oferece em sua clínica.
 
 

 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Érica Avelar

Fonte:DMC 21 Assessoria de Comunicação e Marketing