Rio de Janeiro, 17 de Maio de 2024

27 de setembro - Dia do Idoso

27 de setembro - Dia do Idoso
Sesc Rio promove mutirão de cultura, esporte, educação e saúde no Dia Nacional do Idoso
 
No dia 27 de setembro, Sábado, a terceira idade vai fazer caminhadas, jogar vôlei, praticar Ioga e alongamento, participar de oficinas de percussão e artesanato e cuidar da saúde na praia de Copacabana 
 
Se para nós parece fantasia imaginar que estamos comemorando o nosso aniversário de 100 anos, no futuro, apagar 100 velinhas será cada vez mais corriqueiro.
 
 
As estatísticas apontam que a expectativa de vida está aumentando em todo o mundo. No Brasil, os novos números do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) confirmam que o país está começando a envelhecer.  Atualmente, 8% da população brasileira é formada por idosos.
O número  aumentou de 35,6% nos últimos anos - atualmente, eles são quatro milhões a mais do que em 1991, somando 15 milhões de pessoas. Dados do Censo 2000 apontam ainda que a expectativa de vida cresceu 2,6 anos, passando a ser de 68 anos. Ainda segundo o IBGE, dentre os 170 milhões de brasileiros, há 24.576 pessoas com mais de 100 anos - em 1991 eram cerca de 13 mil.
 
 
Mas como atingir a terceira idade com a saúde de um jovem? O que é preciso fazer para se ter uma vida longa? Para abordar essas e outras questões relevantes a todos nós, no Dia Nacional do Idoso, 27 de setembro (sábado), o Sesc Rio vai realizar um mutirão de saúde, esporte, cultura e educação , que terá início no Posto 4 na Praia de Copacabana (entre as ruas Santa Clara e Constante Ramos), a partir das 7h30,  e terminará na Praça do Leme (em frente ao forte) com diversos serviços e atividades.
 
 
 
No Estado do Rio de Janeiro 751.637 pessoas têm mais de 60 anos, o que corresponde a 12,1 dos habitantes, concentrados principalmente em Copacabana.
 
 
O bairro abriga a maior quantidade de idosos no município já que 16,7% da população tem mais de 60 anos. São Paulo é a segunda cidade do ranking, com 8,7%, e Belo Horizonte, a terceira, com 8,3%.
 
 
A idéia é incentivar as pessoas para que tenham uma velhice tranqüila através de ações que estimulem o corpo e a mente. A gerente de saúde do Sesc Rio, Ana Cristina, diz que "na terceira idade as pessoas também devem ter uma vida ativa para garantir autonomia física, mental e social, que se traduzem no relacionamento sadio com a família e com o mundo".
 
 
Além da caminhada, com percurso de aproximadamente 4 quilômetros  pela Praia de Copacabana, acontecerão aulas de Vôlei de praia, jogos de mesa, Tai-chi-chuan, ginástica, alongamento e ioga no local de chegada (Praça do Leme em frente ao forte). Três tendas serão montadas na Praça do Leme onde serão oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicose, teste de colesterol, auto-exame da boca, mama e da próstrata, oficina de boca e orientação nutricional.
 
 
Oficinas de percussão, vozes e artesanato também fazem parte da programação.  Folhetos explicativos sobre o controle da obesidade, o sedentarismo e o stress (distribuídos para a população em geral) serão distribuídos. Para encerrar a programação que o Sesc Rio preparou para comemorar o Dia Nacional do Idoso, Beth Carvalho vai subir o palco e balançar as estruturas em Copacabana. 
 
 
 
 
Terceira Idade no Sesc Rio
 
O Sesc Rio desenvolve no estado mais de 500 programas nas diversas áreas de atuação. Com uma programação que envolve as áreas de Saúde, Educação, Turismo, Cultura e Esporte e Lazer, o Sesc Rio vem estimulando a participação de idosos na busca por uma velhice ativa. As unidades da Instituição oferecem diversas atividades - como por exemplo, terceira idade.com, envelhecimento saudável, atividades esportivas, passeios, palestras sobre odontologia na terceira idade, encontros de convivência, jogos recreativos, espaço solidário, universidade aberta da maturidade entre outras - que promovem a auto-estima, a integração social entre gerações, a inclusão, a autonomia e o envelhecimento com dignidade e a qualidade de vida.  De janeiro a agosto desse ano, dos 275 mil atendimentos , mais de um terço foi de idosos.

Crédito:Fátima Gomes

Autor:Fátima Gomes

Fonte:Universo da Mulher