Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2024

Ginecomastia: um problema delicado que atinge os homens

A ginecomastia caracteriza-se pelo desenvolvimento excessivo das glândulas mamárias no homem, fator que pode trazer desagradáveis efeitos emocionais para o paciente. De acordo com o cirurgião plástico, Lecy Marcondes Cabral, as causas mais comuns para o surgimento do problema são hormonais, seguidas da utilização de esteróides anabolizantes.
 
A maioria dos casos de ginecomastia apresenta-se na puberdade, com uma incidência de 65%, entre jovens de 14 e 15 anos. Essa condição desaparece durante os últimos anos da adolescência, apresentando-se apenas em 7%, aos 17 anos de idade. A incidência aumenta com a progressão da idade, atingindo até 30%, nos homens idosos.
 
"Se a causa for a puberdade, é melhor esperar pelo menos dois anos para a regressão espontânea ocorrer. Entretanto, temos constatado que os garotos que modelam o corpo nas academias de ginástica desenvolvem a ginecomastia. Na pressa de resultados, ingerem esteróides, causando a deformidade, que só pode ser resolvida cirurgicamente", explica o médico. Nos casos de homens de idade mais avançada, o uso de medicação para o tratamento das úlceras gástricas também favorece o aparecimento do probelma.
 
Indicações Cirúrgicas
 
A técnica cirúrgica a ser empregada depende do tipo de ginecomastia e de sua severidade. Existem três técnicas que podem ser utilizadas separadamente ou em combinação para resolver o problema: a lipoaspiração (a mais simples), a lipoaspiração ultrassônica (considerada por muitos como o tratamento de escolha para a maioria dos casos) e a mamoplastia redutora (nos pacientes com redundância de pele).
Fatores sócio-culturais também influenciam o paciente homem a realizar este tipo de cirurgia. "O estresse psicológico é a razão principal para a indicação cirúrgica, mas os resultados estéticos têm grande importância para esses pacientes, devendo-se considerar o tamanho da cicatriz e deixá-la o mais imperceptível possível", completa o cirurgião.
 
Cabral, que é mestre em cirurgia plástica pela Escola Paulista de Medicina, explica que todos os procedimentos da ginecomastia são feitos de forma ambulatorial, com anestesia local e sedação. Têm duração entre 45 e 60 minutos. “Os cuidados a serem observados nos 15 dias depois da cirurgia são o uso de malha elástica e sessões de drenagem linfática”, observa o cirurgião, que também é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
 
Lecy Marcondes Cabral
 
Com 23 anos de profissão, o paulistano Lecy Marcondes Cabral é mestre em cirurgia plástica pela Escola Paulista de Medicina, onde apresentou dissertação sobre o emprego da pele sintética para o tratamento de queimados. Integra o Corpo Clínico do Hospital e Maternidade São Luiz – onde também compõe a Comissão de Ética Médica – e do Hospital Israelita Albert Einstein. É o diretor da Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo.
 
 
Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo
Endereço: Rua Dr. Sodré, 122. Conjunto 75.
Vila Nova Conceição.
Atendimento: De segunda a sexta.
Horário: 08h30min às 18h30min horas.
 

Crédito:Fatima Nazareth

Autor:Márcia Wirth

Fonte:Márcia Wirth