Rio de Janeiro, 04 de Abril de 2020

Passo-a-passo

Passo-a-passo

No terraço, um herbário

Acompanhe o passo-a-passo e descubra como fazer um jardim de ervas em uma área de menos de 3 m².

 

ANTESDEPOIS

Para decorar o terraço de seu novo apartamento, um empresário paulistano apaixonado por culinária queria muitas ervas. "Ele adora cozinhar e me pediu que, no espaço, providenciasse um jardinzinho no qual ele pudesse colher os temperos e utilizá-los na cozinha", lembra a designer Silvana Canovas. Para atender ao pedido, Silvana providenciou uma mesa de vidro com rodízios, que reservaria às plantas metade da área disponível do ambiente de 1,30 x 2 m. Pensando na facilidade da limpeza, na possível necessidade de substituição de algumas mudas, (caso acabem na colheita) e na beleza do conjunto, a designer optou por manter todos os vasinhos em cachepôs. A seguir, acompanhe a execução do minijardim e descubra os principais usos das espécies plantadas.

Vasos em cachepôs

1. O jardineiro dispôs argila expandida no fundo do cachepô. Assim o vaso colocado na peça ficará na altura certa. 2. Em seguida, ele foi encaixado dentro do cachepô e os vãos preenchidos com argila, escondendo-o.

Luminosidade
Segundo Silvia Jeha, herborista da Sabor de Fazenda, todas estas plantinhas precisam de pelo menos quatro horas diárias de sol.

Rega
Nem todas os temperos precisam da mesma quantidade de água. Silvana Canovas evitou o problema, plantando todas em vasinhos exclusivos.

Plantio
A fim de facilitar o trabalho e a substituição das ervas, os vasos adquiridos com mudas foram diretamente postos em cachepôs.

Como plantar as ervas

1. As ervas compradas em sacos tiveram plantio comum. Primeiramente, o saquinho foi cortado. 2. Depois, a mudinha foi colocada num recipiente de plástico que já estava com a argila expandida. 3. Completou-se o volume do vaso com terra adubada, deixando-o pronto para ser levado a um cachepô.

Antes de começar a trabalhar no espaço, Silvana Canovas pediu ao jardineiro que retirasse os vasinhos existentes no local. Uma mesa de vidro com rodinhas foi disposta no local para servir de apoio ao jardim de ervas. Terminado o plantio, Silvana dispôs os cachepôs na mesa, deixando os maiores atrás.

Já imaginou o trabalho de deslocar quase quinze vasinhos toda vez que fosse necessário limpar o piso da varanda do apartamento? Para facilitar a tarefa, a profissional apoiou todos numa mesa de vidro, da Tecvital, com rodinhas da Dimol. O vidro escolhido tem 20 mm de espessura para suportar o peso.

Crédito:Ana Vieira

Autor:Mario Bittencourt

Fonte:Universo da Mulher