Rio de Janeiro, 19 de Março de 2024

Arquitetos e decoradoras dão dicas de como transformar ambientes

Arquitetos e decoradoras dão dicas de como transformar ambientes
Todos sabem que as estações do ano sempre influenciam na escolha de tons de roupas, cabelos, maquiagens e acessórios.
 
Com o lugar onde moramos não é diferente. 
 
Com a chegada do outono a nossa casa também pode estar mais aconchegante.
 
Especialistas em arquitetura e decoração dizem que chegou a hora de repaginar os ambientes, tirando aquela sensação de verão tropical.
 
Como?
 
“Trocando a roupa” da casa.
 
É hora de abusar das mantas, capas de almofadas, acessórios e cores quentes nas paredes.
 
Segundo a arquiteta Elaine Ramos, da Arquitetura e Designer, no Downtown, para trazer a casa mais para o clima do outono, basta uma simples redecorada.
 
Ela conta que a dica é reproduzir nos objetos e tecidos as cores que a estação sugere.
 
“Se o seu sofá for branco ou de qualquer outra cor clara, uma maneira de aquecer o ambiente é jogar sobre ele uma manta de cor chocolate, por exemplo.
 
Uma parede mais escura também é uma boa opção para quem quer dar um tom mais “quente” à casa.
 
Vale lembrar que a escolha de cores está associada à luminosidade do ambiente.” diz a arquiteta que é especialista em projetos residenciais.
 
 Regina Cesário, decoradora da RL Designer de Interiores, que também fica no Downtown, esclarece que é preciso tomar muito cuidado com os tons terrosos, como berinjela e marrons.
 
“Quem optar por dar uma cara nova à casa e redecorá-la de acordo com a estação precisa saber que a luz é muito importante. Se usar cores fortes ou escuras terá que projetar mais luz no ambiente” diz.
 
Uma dica importante para quem não quer ter muito trabalho, como por exemplo, e mudar a cor de sua parede, mesmo que seja apenas a da sala, a sugestão é usar muitas velas e alterar a iluminação. 
 
Para atender essa demanda, a Kaza Presentes, que também fica no Downtown, acabou de aumentar seu estoque de velas.
 
A vendedora Cláudia dos Santos garante que com a chegada do outono a procura aumenta muito.
 
“Estamos com uma enorme variedade de cores e tamanhos e os clientes já começaram a comprar”. Elaine Ramos acredita que uma mudança na iluminação “esquenta” o clima: “É hora de usar mais luz no abajur e menos no teto”. Ela sugere que as pessoas “brinquem” com a própria residência, jogando com mantas e almofadas escuras, inclusive sobre as camas.
 
Que voltem a usar os tapetes que ficaram guardados no verão, podendo, inclusive, mudar os móveis de lugar.
 
Seda, algodão e linho, acompanhados de muito bordado, são os tecidos da vez para fazer revestimentos, cortinas, capas etc...
 
“Muitas vezes um cliente não tem condições de trocar seus móveis e a solução é revesti-los novamente com um tecido bem bonito, mandar encerar os que são de madeira, jogar com objetos e acessórios, investir na compra de um abajur bem bacana e pronto! Sua sala está de cara nova, muito aconchegante e com gastos baixíssimos”.
 
 
 

Crédito:Érica Avelar

Autor:Érica Avelar

Fonte:DMC21