Rio de Janeiro, 19 de Março de 2024

É possível ter um jardim em ambiente pequeno

Use a criatividade e mãos à obra, que qualquer pequeno canto pode ser abrilhantado com um valioso jardinzinho
 
 
Para quem tem pouco espaço e sonha com um belo jardim dentro de casa, trago boa notícia: é possível sim trazer o verde para perto. 
 
Espaços pequenos são perfeitos para usar e abusar de vasos ou jardineiras.
 
“Uma das opções pode ser jardineiras maiores, cobrindo a mureta da varanda, ou menores dependendo do lugar onde ficarão, e também vasos de formatos e tamanhos diferentes. É também plausível criar uma cerca viva ou um painel vertical”, destaca a arquiteta e paisagista Daniela Sedo.
 
Na varanda é provável criar, por exemplo, um deck quadradinho com vasinhos em volta, fazer faixas com pedras maiores ou pequenas, redondinhas, e colocar uma decoração com banquinhos ou objetos graciosos.
 
“Hoje em dia, há decks de cerâmica ou placas de concreto, que imitam a madeira. Esses materiais não requerem manutenção, são práticos, bonitos, não desgastam com o tempo, e são produtos ecologicamente corretos e impermeáveis”, aconselha a paisagista.
 
Dependendo do espaço onde será feito o paisagismo, é possível ter Trepadeiras, que florescem e são bonitas; Lavanda, que é aquela plantinha com florzinhas roxas, com cheiro agradável; e há também o Alecrim, uma planta bela e super fácil de cuidar.
 
“O ideal é montar um jardinzinho com plantas fáceis de mexer e cuidar. Vale a pena colocar espécies perenes, que vão ficar lindas o tempo todo e não darão o trabalho de ter de varrer o chão a toda hora para tirar folhinhas. A manutenção é igual à de jardins externos e internos”, conta Daniela.
 
Outra opção bacana para espaços menores são os painéis verticais com Samambaias, Orquídeas (meia sombra), Chifres-de-veado (sombra), Brinco de Princesa e bromélias (sol).
 
“O jardim vertical ou painel vertical é uma peça única, com uma singular estrutura, onde pode ter alguns vasinhos fixados. Para montá-lo é necessário o cuidado para adquirir uma uniformidade vegetal onde o principal seja a vegetação, que pode ser uma mescla de espécies".
 
Mas, antes de pensar no estilo do jardim pequeno que vai fazer, é necessário tomar diversas precauções e cuidados.
 
“Inicie fazendo uma drenagem no solo para que a água realmente escoe corretamente, criando uma camada de brita, uma camada de areia, e depois, é só colocar um solo bem fofinho e macio para que as plantas realmente se desenvolvam rápido. Para plantar algo, a menor camada de terra é de 50 centímetros, menos que isto é uma forração, apenas para graminha amendoim, gramadinho ou então aquelas bolinhas de buchinho, que vivem sempre daquele tamanho e nunca crescem.”, finaliza a paisagista.
 
Use a criatividade e mãos à obra, qualquer pequeno canto pode ser abrilhantado com um pequeno e valioso jardim, afinal não há fronteira para a inventividade quando há um desejo a ser realizado.
 
O verde sempre quebra aquele ‘gelo’ das ilhas de cimento onde vivemos e ainda alivia o microclima local, aperfeiçoando a qualidade do ar que respiramos.
 
 
Para conferir mais acesse www.danielasedo.com.br.
Daniela Sedo
Arquitetura e Paisagista
 
 
 

Crédito:Bruna Menezes

Autor:Daniela Sedo

Fonte:Universo da Mulher