Rio de Janeiro, 28 de Março de 2024

Depressão na Terceira Idade

A depressão é uma doença muito prevalente e cada vez mais frequente. Atinge pessoas de todas as idades, crianças, adultos e idosos. Houve um aumento em nossa expectativa de vida e é comum que os idosos morem sozinhos e passem a maior parte do seu tempo sós.

Por isso, os idosos são também atingidos por transtornos de humor, como a depressão e, precisamos estar atentos a isto.

As causas

Na terceira idade são variados os fatores que podem desencadear a depressão, entre fatores biológicos, psicológicos e sociais.

Desde vivenciar o luto da vida profissional, a diminuição das atividades físicas, a perda do companheiro, amigos e familiares, a solidão característica do momento de vida, o frequente afastamento dos filhos e familiares,  a proximidade da morte e o medo que ela traz.

Recentemente, o Brasil perdeu o ator Flávio Migliaccio, de 85 anos. O suicídio foi confirmado pelo filho, Marcelo, que confirmou que o pai estava passando por um período de depressão desde o ano passado.

“Este acontecimento levou-me a refletir sobre a saúde mental e o emocional dos nossos idosos neste momento” – comentou a psiquiatra , psicoterapeuta e analista junguiana,  Dra. Aline Machado Oliveira, que explica: “ O idoso deprimido poderá não se queixar de tristeza e perda de prazer na vida. E sim reclamar de dores físicas, dificuldade para dormir e se alimentar, poderá ficar mau humorado e isolar-se dos familiares".

E são nestes pequenos sinais, que os cuidadores e pessoas que convivem com os idosos devem se ater.

Enfrentando a Depressão em Tempos de Covid19

Neste período de isolamento social é muito importante que estejamos atentos uns aos outros, principalmente aos mais velhos. Os idosos têm mais dificuldade para entender o que está acontecendo. É comum se comportarem como crianças, muitas vezes são teimosos e não aceitam ser contrariados.

Não podemos deixá-los sozinhos neste momento de angústia e incerteza, no qual todos nós nos encontramos apreensivos pela epidemia da COVID-19.”- diz a Dra. Aline Machado Oliveira.

Dê atenção aos idosos da sua família, principalmente àqueles que moram sozinhos. Converse com eles diariamente, ofereça ajuda, ofereça companhia. Devemos proteger uns aos outros da COVID-19, mas não nos percamos para a depressão.”

O que podemos fazer para evitar e prevenir a depressão em nossos idosos? A psiquiatra e psicoterapeuta dra. Aline Machado Oliveira dá algumas dicas:

  • É fundamental manter-se ocupado nessa idade para manter a boa saúde mental e emocional;  
  • Reunir-se com amigos;
  • Fazer novas amizades;
  • Praticar exercícios segundo a orientação profissional;
  • Meditar, ler, aprender coisas novas e se beneficiar de qualquer atividade que estimule o cérebro e traga prazer em viver.

A internet facilita o relacionamento de amigos e familiares à distância, bem como novos aprendizados.

Para finalizar, a dra. Aline Machado Oliveira nos alerta: “Em caso de tristeza, angústia, ansiedade, insônia, pensamentos negativos, pessimismo, desejo de fugir ou morrer, isolacionismo, irritabilidade, falta ou excesso de apetite, dificuldade para dormir ou excesso de sono, não espere: procure ajuda profissional”.

 

Créditos:

A Dra Aline Machado Oliveira é médica psiquiatra e especialista em Psicologia Clínica Junguiana e Analista Junguiana em formação pelo Instituo Junguiano do  Rio Grande do Sul. Membro da Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul e da Associação Brasileira de Psiquiatria,e atua há mais de 9 anos com psiquiatria clínica e psicoterapia.

Atendimentos presenciais na cidade de Lajeado -RS. Online para todo o Brasil.

www.psiquiatralineoliveira.com

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Aline Machado Oliveira

Fonte:Universo da Mulher