Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Fisioterapia é tudo na gravidez

Fisioterapia é aliada das gestantes para aliviar os efeitos da gravidez

 

A gestação é, sem dúvida, o momento mais marcante na vida da mulher. É raro encontrar aquela que nunca quis ser mãe. Filhos fazem parte da natureza feminina. E para aliviar as alterações corporais ocorridas durante a gravidez a fisioterapia se torna uma aliada, proporcionando uma gestação saudável através de exercícios e tratamentos que amenizam as alterações do corpo neste período.  

De acordo com a fisioterapeuta Tatiana Campos Rocha o ideal é que as futuras mamães comecem a realizar as atividades no início da gestação. “Primeiramente realizamos uma avaliação sobre aspectos como tempo de gestação, aumento de peso, pressão arterial, freqüência cardíaca e respiratória, além da data prevista para o parto. Esses são fatores importantes para saber quais atividades poderão ser realizadas com a gestante”, explica.  

A partir daí são incluídas atividades de alongamento e relaxamento de vários segmentos musculares, exercícios respiratórios, fortalecimento muscular, orientação postural, entre outros. “Essas atividades são essenciais não só para aliviar os desconfortos da gravidez, mas também para aumentar o conforto da mãe depois que a criança nasce. Um exemplo é o fortalecimento dos membros superiores, que serão necessários para que a mãe carregue o bebê”, afirma Tatiana.  

As orientações oferecidas por fisioterapeutas buscam o bem-estar da mãe e do bebê durante e depois da gravidez. Nesta fase, a grávida precisa se cuidar para prevenir o estresse e possíveis complicações no parto. “Os tratamentos proporcionam bem-estar emocional e os resultados favorecem a auto-estima, o que garante uma gestação mais saudável e feliz”, completa a fisioterapeuta.  

Drenagem linfática pré e pós-parto

A drenagem linfática é realizada para melhorar a retenção hídrica drenando o excesso de líquido novamente para os vasos venosos e linfáticos, auxiliando, dessa forma, na eliminação de toxinas retidas nos tecidos. A técnica consiste em movimentos muito suaves, que vão lentamente empurrando esse líquido novamente para os vasos, para que seja posteriormente eliminado. Esse tipo de massagem é muito utilizado no pré e pós-parto, prevenindo e evitando transtornos circulatórios. 

A fisioterapeuta Tatiana Campos Rocha oferece, no Espaço Equilíbrio, a drenagem linfática manual corporal para gestantes. Segundo ela, as sessões podem ter início logo nas primeiras semanas de gravidez, quando a mulher já começa a perceber mudanças no corpo e no comportamento. No período pós-parto a massagem ajuda a reduzir mais rapidamente o líquido retido durante a gestação, contribuindo para a recuperação plena da saúde física e estética. 


Sobre a fisioterapeuta

Tatiana Campos Rocha é fisioterapeuta, pós-graduada em Fisioterapia Cardiorrespiratória e possui 14 anos de experiência em drenagem linfática. Atua em domicílio e em clínica própria, o Espaço Equilíbrio, com atendimento que inclui: Drenagem Linfática Manual, Reabilitação Vascular e Vascular Periférica, Pré e Pós-operatório (geral e plástica), Alongamento Terapêutico (técnicas de solo), Reabilitação Cardiorrespiratória e Reabilitação Geriátrica e Fisioterapia Dermato-Funcional.

 

Espaço Equilíbrio

espaco.equilibrio@hotmail.com

 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Patrícia Leris

Fonte:Universo da Mulher