Rio de Janeiro, 17 de Outubro de 2019

Climatério

Climatério: equilíbrio pode ser alcançado com terapia complementar
 
Educadora em Florais de Bach, Maria Aparecida das Neves explica que é importante aliar métodos naturais ao tratamento tradicional nesta fase da vida

O climatério é o período que antecede a menopausa, última menstruação da mulher. Trata-se de uma fase em que algumas mulheres apresentam sintomas físicos e emocionais que modificam – e até atrapalham, em alguns casos – suas atividades pessoais e profissionais.
 
Há tratamento alopático para o período, que varia conforme os sintomas apresentados, sempre prescrito por um médico especializado. Porém, é possível complementar o tratamento tradicional com o uso de Florais de Bach originais. A terapeuta floral e educadora Maria Aparecida das Neves comenta a questão: “é preciso entender e diagnosticar como a mulher está se sentindo neste momento, já que existe um conjunto de sensações que influenciam o momento. A variação hormonal e o período de transição da atual para a nova fase da vida podem sim trazer complicações emocionais tratadas pelos Florais de Bach”. Ela exemplifica:
 - O climatério é o momento em que a palavra de ordem é alteração. E se trata se uma alteração em toda a vida, que exige muita adaptação. Por isso, a essência floral indicada é Walnut, que prepara cada ser para momentos de transição e adaptação. Em qualquer preparo com os Florais de Bach originais para climatério, o Walnut precisa fazer parte.
 
 - Quando a sensação é o nervosismo que leva a mulher a temer os eventos do dia a dia, Mimulus é o floral indicado. Ele afastará o medo das atividades cotidianas.
 
 - Se a agitação é o que faz a mulher no climatério perder o controle, o floral Cherry Plum promove o equilíbrio e restaura a paz.
 
- Quando o sono é sono agitado, perturbado pelas ondas de calor e irritação, Impatiens é o floral indicado, já que neutraliza a irritação e acalma.
 
 - O floral Larch, por sua vez, ajuda mulheres que se sentem constrangidas, que não têm confiança em si mesmas e que sentem que todos os olhares estão sobre si. Se elas apresentam insegurança quanto à própria capacidade, Larch trará confiança e aumentará a auto-estima.
 
 - O período também pode fazer com que a mulher sinta-se feia, inadequada, obsessiva e negativa com relação à própria aparência. Para elas, o floral Crab Apple é o indicado.
 
 - Uma queixa bastante comum é a letargia e a fadiga. Mulheres cheias de vida que se sentem esmagadas por tais sintomas precisam da essência floral Hornbean, que dá energia vital extra.
 
Maria Aparecida das Neves explica que os Florais de Bach originais tratam os sentimentos que levam o corpo a emitir sintomas. Não se trata de medicamento, mas de uma terapia complementar que pode ser usada por adultos, crianças, animais e plantas, sem quaisquer restrições.
 
 
 
Mais sobre os Florais de Bach
 
O médico inglês Edward Bach, na década de 30, descobriu um sistema universal de cura: os chamados Florais de Bach. A cura, neste caso, não era física, mas sim emocional, afinal, para ele a desordem dos sentimentos e emoções se refletia em malefícios no corpo – uma constatação, atualmente, muito fácil de entender.
 
Os Florais de Bach são 38 essências feitas a partir de plantas e florais, ‘gotinhas’ que ajudam as pessoas a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia e as que surgem motivadas por alguma situação específica – perdas, traumas, etc. Com as emoções em ordem, é possível ter um corpo saudável, livre de qualquer mal.
 
Bach identificou 38 estados negativos da mente como medo, incerteza, solidão e desalento, entre outros. Para cada estado de ânimo ele encontrou uma planta e criou uma essência floral para tratá-lo.
 
A chave para receitar as essências é justamente reconhecer como a pessoa está se sentindo e verificar qual essência corresponde com o estado de espírito descrito. É o passo mais importante para equilibrar as emoções. São muitos os relatos de pacientes que, ao tomarem floral, conseguiram controlar seus sentimentos e passaram a aproveitar melhor a vida.
 
O sistema criado por Bach tem ainda outras vantagens: é totalmente natural, não é algo caro e não têm contra-indicação. Esta forma de tratamento tem sido utilizada, cada vez mais, por terapeutas e pessoas comuns que buscam o equilíbrio com a ajuda de métodos naturais.
 
Sobre Maria Aparecida das Neves
 
Maria Aparecida das Neves é Practitioner e educadora há mais de dez anos. Foi co-autora do livro “Florais de Bach” lançado pela revista Caras (Editora Abril, Coleção Caras Zen) e produziu uma iniciativa inédita, o CD “Música para os Florais de Bach”, desenvolvido em parceria com os músicos Adriano Grineberg e Edu Gomes. É proprietária do Disq Floral, empresa que comercializa e distribui produtos relacionados a Florais de Bach e Aromaterapia.
 
Florais de Bach Originais
 
Contato pelo telefone (11) 3081-5217 ou pelo
 
 
 

Crédito:Cris Padilha

Autor:Cristina Thomaz

Fonte:Universo da Mulher