Rio de Janeiro, 29 de Março de 2024

Olhos quadrados

Estudo britânico mostra que os ingleses gastam até 53 horas por semana em frente ao computador ou assistindo TV. Coordenada pela Eyecare Trust, a pesquisa ouviu 2.750 pessoas. Cerca de 10% dos entrevistados admitiram sentir necessidade de óculos ou lentes de contato para corrigir problemas de visão. Dois terços deles também afirmaram sentir constantes dores de cabeça, mas confessaram estar em falta com as consultas oftalmológicas.

A partir dos dados apurados, e assumindo que o período economicamente ativo de uma pessoa se estenda dos 18 anos até 65 anos, a consultoria estima que são gastas 2.740 horas ao ano ou 128.780 horas nos 47 anos de trabalho em frente às ‘telinhas’. 

“Além de passar em média seis horas em frente ao computador do escritório, é muito comum a pessoa chegar em casa e usar seu computador pessoal para acessar contas particulares, trocar e-mails com amigos, acessar o Orkut ou o MSN. E isso resulta no aumento de queixas de ardor e vermelhidão na vista, olhos cansados e visão duplicada. É a Síndrome Ocular do Usuário de Computador”, diz Renato Neves, médico oftalmologista e diretor da rede Eye Care, em São Paulo.

Dor de cabeça constante, tremor involuntário da pálpebra e dificuldades para enxergar, acompanhada da sensação de areia nos olhos, também são sintomas que podem ocorrer com certa freqüência. “Os cuidados com a visão não devem ter início somente quando surgem os sintomas, mas obedecer à periodicidade indicada pelo próprio oftalmologista que atende o paciente. O uso excessivo de computador tende a favorecer o surgimento de doenças de visão, principalmente para quem já passou dos 40 anos”, diz Neves.

Para amenizar os prejuízos à visão, causados pela exposição excessiva a computadores e televisões, Dr. Renato Neves dá algumas dicas:

 Nunca posicione seu computador diante de uma janela, já que o excesso de luz na direção dos olhos terá efeito duplicado;

  • Evite trabalhar em locais mal iluminados. O contraste com a luz emitida pelo monitor é bastante nocivo à visão;
  • Garanta um ambiente bem iluminado, de preferência com lâmpadas incandescentes;
  • Procure estabelecer pausas de dez minutos a cada hora de trabalho em frente ao computador. Pisque várias vezes seguidamente;
  • Feche os olhos por um período de quinze minutos no meio do dia;
  • Garanta uma boa hidratação do corpo e, sempre que necessário, pingue lágrimas artificiais para lubrificar o globo ocular;
  • Consulte um especialista quando sentir qualquer distúrbio na visão.

 

Fonte: Renato Neves, médico oftalmologista e diretor  da rede Eye Care Oftalmologia

 

 

Crédito:Suzana Esper

Autor:Renato Neves

Fonte:Eye Care Oftalmologia