Rio de Janeiro, 20 de Abril de 2024

Economize água

Poupar água não é difícil, é muito simples e barato. Saiba aqui como gastar menos água na sua casa, alterando pequenos hábitos da sua vida diária.
 
No banheiro:
 
Quando escovar os dentes, não deixe a torneira aberta. Apenas molhe a escova e desligue a torneira. Faça a escovação e em seguida abra a torneira e faça a higiene, sempre se preocupando em não deixar nem um filete d"água aberto. Isso pode economizar até 11,5 litros de água por escovação.
 
Quando lavar o rosto com a torneira aberta, tampe a pia e faça dela um "tanquinho".
 
Faça a barba em 5 minutos sem deixar a torneira aberta. A dica é fazer um "tanquinho" da mesma forma que para lavar o rosto, gastando apenas 2 litros de água.
 
No caso de banho com ducha, com o registro meio aberto e de 15 minutos de duração, gasta-se 135 litros. Se diminuir o tempo de banho em 5 minutos e desligar a ducha enquanto se ensaboa, o consumo cai para 45 litros.
 
Em banhos tomados com chuveiros elétricos, observe as recomendações do fabricante da ducha, pois seguindo as instruções de uso pode-se baixar o consumo de 45 para 15 litros.
 
Procure lavar as mãos de forma rápida.
 
Economize água na casa inteira

Quando regar plantas:
 
No verão, regue de manhã cedo ou à noite, reduzindo a perda de água por evaporação. Em jardins, utilize mangueiras com "esguicho-giratório" ou "esguicho-revólver".
Evite lavar carros nesta época de estiagem e caso seja necessário, não utilize mangueiras. Utilize baldes de 10 litros, um para molhar e outro para ensaboar. Use também o baldes para enxaguar. Lave o carro apenas uma vez por mês e, no verão, por que não lavar o carro na chuva?
Evite lavar calçadas e caso seja necessário, não use mangueiras. Varrer tem o mesmo efeito e não gasta nada.
Torneiras mal-fechadas ou com problemas: pingando, elas gastam 1.380 litros por mês. No caso de um filete de 2 milímetros de água, são 4.140 litros. Se for um filete de 4 milímetros, são 13.260 litros!
Economize água na cozinha, na área de serviço, no quintal e com a piscina.

 
Na cozinha:

Para lavar a louça, primeiro procure fazer de uma vez só, acumulando o máximo de louças e depois jogue os restos de comida no lixo, com uma escova. Encha a pia até a metade de água, para ensaboar com a torneira fechada. Depois que a louça estiver ensaboada, coloque mais água para enxaguar.
Apenas use a máquina de lavar louças quando ela estiver cheia. Além de água, você também economiza energia.
 
Na lavanderia:

Acumule o mávimo de roupas possível. Use a máquina de lavar roupas apenas quando estiver com a capacidade total.
Para lavar roupa no tanque, encha primeiro o tanque até a metade e ensaboe a roupa. Depois coloque mais água para enxaguar.
Reutilizar a água do tanque para lavar o quintal também economiza bastante água.
 
Na piscina:
 
Verifique se sua piscina tem vazamentos ou infiltração. Se apresentar algum defeito, consulte um técnico.
Aproveite a água da piscina para lavar o quintal e regar as plantas.
 
E tenha sempre a consciência de que a água é a principal fonte de riqueza que o nosso planeta possui e que é muito importante economizarmos água.
Se ver um vazamento d"água em sua rua ou em seu bairro, denuncie. Avise as autoridades pois estamos fazendo a nossa parte.
 
A terra registra a cada ano temperaturas mais elevadas e nós aqui no hemisfério sul, estamos vivendo um período de temperaturas elevadíssimas e atípicas para esta época do ano.
 
Economize água!
 
 
 
 
 
 
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Luiz Affonso

Fonte:Universo da Mulher