Rio de Janeiro, 24 de Outubro de 2017

Inverno ...

Saiba o que acontece com seu corpo!
 
Em função do frio, nosso organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal. Essa necessidade energética aumentada varia em torno de 20 a 30% a mais do que nos dias quentes. Por isso, nossa fome no inverno aumenta. Entretanto, algumas pessoas costumam ultrapassar esses 20 a 30 % de acréscimo calórico, abusando de refeições muito gordurosas, comuns nesta época do ano e deixam de lado, por causa do frio, a prática de atividades físicas. O resultado é o aumento do peso corporal e o excesso de gordura no sangue, que ao longo do tempo levam ao surgimento de várias doenças crônicas.
 
 
 
Tire proveito do frio e emagreça!
 
Se alguns cuidados com a alimentação e o estilo de vida, forem adotados durante o inverno, sem dúvida, é a época ideal para cuidar da beleza, perder peso e se preparar para o verão, tendo em vista que nosso organismo efetua um maior gasto de energia para a manutenção da temperatura corporal. Uma boa opção é adaptar as preparações que consumimos no clima frio e torná-las menos calóricas e gordurosas, além de manter-se fisicamente ativo.
 
 
 
Mantenha-se aquecido e hidratado!
 
Apesar do suor não escorrer, precisamos repor a perda de líquidos no inverno, além de manter rins e intestinos funcionando bem na eliminação de toxinas. Uma boa dica para incremetar a ingestão de líquidos, durante o inverno, são os chás de folhas verdes e as sopas de legumes e hortaliças, ricas em vitaminas e minerais antioxidantes que reforçam as defesas. Segundo recentes estudos científicos, os chás de folhas verdes parecem auxiliar nosso organismo na queima de calorias. Você se mantem aquecido, hidratado e ainda sai na vantagem, queima calorias.

 
 
 
Espante gripes e resfriados!
 
Evite grandes choques de temperatura ambiente e reforce o Sitema Imunológico. Aumente a quantidade de Vitamina C ingerindo, diariamente, no mínimo duas frutas fontes desse nutriente: laranja, goiaba, abacaxi, morango, mexerica, goiaba, caju, suco de limão ou acerola. Outra dica é ingerir uma castanha do Pará por dia, que é rica em selênio que também reforça as defesas e tem apenas 19 kcal.
 
 
 
Faça adaptações e evite os quilinhos extras!
 
 
Sopas e os caldos para esquentar! Se as saladas estiverem fora do cardápio por conta do frio, leve os legumes e os folhosos para as sopas e, no final, a preparação terá baixo valor calórico, além de ser  rica em nutrientes que reforçam as defesas. Acrescente legumes batidos ao invés de creme de leite ou massas. Enriqueça com as proteínas das carnes magras ou frango sem pele e coloque fibras solúveis, como o farelo de trigo ou a aveia. As fibras ajudam a regular a função intestinal, mantêm o colesterol em níveis normais e provocam a sensação de saciedade. Se apreciar o pão para acompanhar a sopa, prefira os pães integrais na versão light ou o pão sueco que é pobre em gorduras.
 
 
Aproveite o poder antioxindante do chocolate quente! Prefira o chocolate amargo (com baixo teor de gordura) que é rico em polifenóis que atuam como antioxidantes. Prepare com leite desnatado.
 
 
Troque! Os queijos amarelos pelos brancos ou light.
Prepare Fondues magros e saudáveis! O Fondue de queijo com leite desnatado e queijos magros (ricota, cotage). Sirva-se com vegetais tipo cenoura baby, pepino, couve-flor, brócolis, chuchu, cogumelos, tomate cereja, salsão. Para acompanhar, use moderadamente os pães integrais light e o pão sueco que é pobre em gordura.
Para o fondue de chocolate, prepare a base com cacau em pó, leite desnatado fluído, creme de leite desnatado em pequena quantidade, leite em pó desnatado e adoçante. Para acompanhar, as frutas cítricas são a melhor opção, além de serem excelentes fontes de vitaminas e minerais antioxidantes que irão fortalecer seu Sistema Imunológico, prevenindo as gripes e resfriados.
 
 
Feijoada só se for light! Consuma com moderação arroz, feijão, couve sem bacon, e as carnes mais magras.
Molhos para temperar! Substitua os molhos cremosos por molhos de tomate que são ricos em licopeno que previnem o câncer. Incremente com ervas naturais e frescas que também contém compostos bioativos que reforçam as defesas.
 
 
Não se deixe enganar! Os produtos light, apesar de serem menos calóricos, se consumidos em excesso podem se transformar em gordurinhas extras também.
Ative seu metabolismo! Coma pelo menos seis vezes ao dia, em horários pré-determinados e não pule refeições, esse procedimento evita aquela sensação de fome voraz e ativa o metabolismo na queima de calorias.
 
 
Exercite-se! Para manter saudável o sistema cardiorespiratório, evitar o ganho de peso, e também manter tudo durinho. Faça adaptações das atividades praticadas no verão: caminhe na esteira dentro de casa, faça hidroginástica ou natação em piscina aquecida, pratique esportes de quadra coberta ou danças.
 
 
Essas orientações não substituem o trabalho personalizado com o profissional Nutricionista
 
 
 
 
 
Por Dra. Marília Fernandes*, Nutricionista - CRN 1693

Pós Graduada em Adm. Hoteleira

Especialista em Nutrição e Saúde Pública e Nutrição Esportiva

Consultora Nutricional Pessoal e Empresarial

fernandesmarilia@uol.com.br 

(011) 9109-5819

Crédito:Dra. Marília Fernandes

Autor:Dra. Marília Fernandes

Fonte:Universo da Mulher