Rio de Janeiro, 02 de Maio de 2024

A Arte de ser MULHER

*Glauco Moraes
 
Mulher, inspiração infinita do artista, ninfa adorada e fonte profunda de sabedoria. Graça, força, garra e determinação são atributos que transformam a mulher em uma obra-prima, pincelada pelo artista, com defeitos de extrema perfeição.
 
Mulher, vejo-a, a cada dia, ocupando seu espaço, ultrapassando limites e preconceitos. Com ternura deixa seu nome gravado com verbo, ato e ação.
 
Em uma série de pinturas que fiz, intitulada Mulheres de Ouro, exposta no BNP Paribás, representei a mulher guerreira e valente que resplandece das batalhas, ri e chora, fazendo um mundo mais justo e dourado como o Sol.
 
Na época pensei: nada mais contraditório do que ser mulher, pois pensa com o coração, age pela emoção e vence pelo amor.
 
Vive milhões de emoções num só dia e transmite cada uma delas num único olhar. Hospeda no ventre outras almas, o milagre da vida, dá à luz e depois fica cega diante da beleza dos filhos que gera.
 
Como em uma mágica, transforma em luz as dores que sente na alma e ninguém nota. E ainda tem que ser forte para oferecer os ombros àqueles que choram. fazendo um mundo mais justo.
 
Mulher é isso. É viver mil vezes em apenas uma vida. Lutar por causas perdidas, mas sempre vencer. É estar antes do ontem e depois do amanhã.
 
Chorando de alegria e sorrindo com tristeza. É acreditar quando ninguém mais acredita, caminhando na dúvida cheia de certezas. Cancelando sonhos em prol de terceiros e esperando quando ninguém mais espera. É estar em mil lugares de uma só vez, fazendo mil papéis ao mesmo tempo. É ser forte e fingir que é frágil...
 
Às vezes, se perder em palavras e depois perceber que se encontrou nelas. Distribuindo emoções que nem sempre são captadas. É ter a arrogância de viver, apesar dos dissabores, das desilusões, das traições e das decepções. Não tem vergonha de chorar por amor e sabe a hora certa do fim, esperando sempre por um recomeço.
 
É ser mãe de seus filhos, dos outros e amá-los igualmente. É ter confiança no amanhã e aceitação do ontem. É desbravar caminhos difíceis em instantes inoportunos. E fincar a bandeira da conquista e da vitória plena de sua vida com humildade e orgulho.
 
Ser mulher é isso.
 
 
 
 
* Diretor da Maison Escola de Arte e crítico de Arte
 
 
 
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Glauco Moraes

Fonte:Ampla Soluções