Rio de Janeiro, 03 de Maio de 2024

Desfiles do Carnaval do Rio de Janeiro

 
 
Neste ano, apenas 9 das 12 agremiações disputaram o título. Grande Rio, Portela e União da Ilha, que tiveram os barracões atingidos por um incêndio, não foram julgadas.
 
Neste ano, nenhuma escola foi rebaixada. A direção da Liesa decidiu que todas as escolas permanecerão no Grupo Especial.
 
Com isso, em 2011 o título foi disputado por nove escolas. Apenas uma escola subirá do Grupo de Acesso.
 
No ano que vem, 13 escolas – as 12 atuais e a campeã de 2011 do Grupo de Acesso – vão desfilar no Grupo Especial, e o número de agremiações rebaixadas em 2012 aumentará de uma para duas escolas, voltando a uma agremiação rebaixada em 2013.

Resultado do Carnaval 2011
 
Grupo Especial
299,8 – Beija-Flor de Nilópolis
298,4 – Unidos da Tijuca
297,2 – Mangueira
297,0 – Vila Isabel
296,2 – Salgueiro
295,5 – Imperatriz Leopoldinense
295,5 – Mocidade Independente de Padre Miguel
293,4 – Porto da Pedra
290,9 – São Clemente
 
 
Desfile da Beija-Flor (1º lugar)
 
O Rei emociona a Avenida
A Escola de Nilópolis investiu na emoção, levando para a Avenida o enredo “ A Simplicidade de um Rei” , criado pela comissão de carnaval integrada por Alexandre Louzada, Fran Sérgio, Laíla, Vítor Santos e Ubiratan Silva, uma homenagem ao cantor e compositor Roberto Carlos – que nunca escondeu a sua admiração pela Azul-e-Branco.
 
 
Coreografada por Carlinhos de Jesus, a comissão de frente mostrou de que forma nasceram os sonhos do artista: Sonho... A Minha Inspiração.
 
Desfile da Unidos da Tijuca (2º lugar)
 
Tijuca leva almas na Sapucaí
Esperada com ansiedade, como uma verdadeira campeã de bilheteria, a Escola do Borel fez uma curiosa viagem pelo mundo do cinema, brincando com diversos filmes de violência e terror, transformando-os em pantomima para o deleite da platéia.
 
 
Assinado pelo carnavalesco Paulo Barros, “Esta noite levarei sua alma” foi um show de criatividade.
 
A comissão de frente coreografada por Rodrigo Néri e Priscila Mota satirizava o masoquismo do público que paga para sofrer diante da tela: Pague para entrar e reze para sair.
 
 
Atrás dela, apresentavam-se o mestre-sala Marquinhos e a porta-bandeira Giovanna, simbolizando a imagem em movimento – a essência do próprio cinema.
 
 
Veja os desfiles de todas as escolas no Portal www.carnavaldobrasil.com.br
 
 
 
 
 

Crédito:Luiz Affonso

Autor:Luiz Affonso

Fonte:Carnaval do Brasil