Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2024

Imagem arranhada

Suipa cobra desculpas da Light a gatos

O uso da palavra gato para definir furto de energia em campanha promovida pela Light começou a dar bode. Sob a alegação de que os anúncios arranham a imagem do animal e incitam pessoas menos esclarecidas a praticar maldades contra bichanos, a Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa) saiu em defesa dos felinos e avisa que o bicho vai pegar.

A entidade recorreu à Justiça, exigindo a interrupção da campanha - que usa as frases ""quem faz gato é rato"" e ""quem faz miau é lalau"" - em 72 horas. ""A propaganda serve para educar, não para rotular"", disse a presidente da Suipa, Izabel Cristina Nascimento.

O advogado da entidade, Zelson Pinheiro, adverte que o assunto é sério. ""O número de gatos torturados e atropelados aumentou em cerca de 200% desde que os anúncios começaram"". Citou que em março de 2001 cerca de 500 gatos foram atendidos na Suipa, enquanto este ano, no mesmo mês - auge da campanha - o número pulou para 1.876.

O superintendente de Marketing da Light, Paulo Renato Marques, disse que não houve má intenção. ""Não utilizamos a imagem do felino. Usamos o que é voz corrente e consta do dicionário Aurélio. Há muitos anos a Receita Federal usa a imagem do leão e nada aconteceu"", frisou Marques, lembrando que o rato também é citado nos esquetes e ninguém saiu em defesa dos roedores.

A campanha da Light contra o furto de energia começou a ser veiculada em janeiro e deve continuar até o fim do mês. A presidente da Suipa, porém, já tem um plano para ser posto em ação caso vença na Justiça: vai pedir retratação da companhia nos mesmos veículos de comunicação.

Crédito:Anna Beth

Autor:Redação

Fonte:Jornal do Brasil