Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2024

Entidades que lutam pelo meio ambiente

O Brasil possui a maior cobertura vegetal do mundo e o maior número de espécies animais conhecidas. Muitas, no entanto, correm risco de desaparecerem. Só entre os animais, mais de 130 espécies correm o risco de extinção, segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). Entre eles, o jacaré de papo amarelo, o sabiá da serra, o pica-pau-rei e o lobo-guará.

Uma série de organizações não-governamentais fazem mais do que se preocupar com a destruição dos ecossistemas. Elas criaram mecanismos para modificar a situação e evitar que outros ecossistemas tenham o mesmo destino. E a participação e conscientização de todos é parte fundamental. "Nós temos mania de terceirizar a responsabilidade", diz Plinio Bocchino, diretor do Núcleo de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, "mas ela é de cada um de nós".

A maioria das entidades de preservação ambiental tem ação local. O alvo de suas ações é um determinado parque ecológico, um lago, ou até uma espécie vegetal ou animal. É o caso da Fundação Relictos, que atua no leste de Minas Gerais e luta pela preservação do Parque Florestal Estadual do Rio Doce, e da Funverde, que atua na preservação do Parque Nacional de Ilha Grande, no Paraná.

Outras têm atuação global e chegam a manter escritórios em diferentes partes do mundo. O Greenpeace, por exemplo, foi fundado no Canadá, mas mantém escritórios em quase todo o planeta. Suas causas vão da proteção às baleias no Japão à luta pelo fim da extração de mogno na Amazônia.

Atividades de proteção ambiental
Conservar o planeta é uma ação global. Um desmatamento pode provocar modificações em um ecossistema em outras parte do globo. Por isso a conscientização é a principal arma da proteção ambiental. As entidades trabalham para esclarecer a população sobre as conseqüências de atos corriqueiros como deixar uma torneira aberta ou jogar lixo nas ruas.

Mutirões para recolher lixo das praias e plantar árvores são outros exemplos de atividades. O Greenpeace, a mais conhecida entidade de proteção ambiental, também toma atitudes mais agressivas para proteger o meio ambiente. Os ativistas promovem protestos e já chegaram a se arremessar em botes contra navios, para impedir a caça de baleias.

Como participar
A participação na proteção ao meio ambiente começa com a conscientização sobre suas próprias ações. Você também pode colaborar com uma entidade de proteção ambiental de diversas formas. Além de fazer doações em dinheiros, é possível trabalhar como voluntário nas diversas instituições. O voluntário promove trabalho de conscientização em comunidades carentes ou degradadas, participa de cursos e palestras, organiza e colabora com ações diretas, como mutirões. Para ser um voluntário, basta ter disponibilidade e ter atenção à questão ambiental.

Conheça as entidades que lutam pelo meio ambiente

  • Greenpeace
    ONG internacional de proteção ao meio ambiente que desenvolve pesquisas, denuncia problemas ambientais, propõe alternativas de progresso que não causam danos ecológicos e luta pela preservação de maneira direta, com protestos e manifestações.
    Endereço: Rua dos Pinheiros, 240, conj. 12, São Paulo - SP
    Telefone: 0800-112510
    http://greenpeace.terra.com.br

  • SOS Mata Atlântica
    Seus principais objetivos são defender os remanescentes da Mata Atlântica, valorizar a identidade física e cultural das comunidades humanas que os habitam, conservar o patrimônio natural, histórico e cultural dessas regiões e seu desenvolvimento sustentado.
    Endereço: Rua Manoel da Nóbrega, 456 - São Paulo/ SP
    Telefone: (11) 3887-1195

  • Fundo Mundial para a Natureza (WWF)
    ONG internacional que desenvolve projetos de conservação dos recursos naturais em todas as regiões do Brasil, principalmente no Cerrado, na Amazônia e no Pantanal.
    Endereço: SHIS EQ QL 06/08, conj. E, 2º andar, Brasília - DF

  • Conselho Nacional de Defesa Ambiental (CNDA)
    ONG que estimula e apóia ações direcionadas à proteção de ecossistemas e da biodiversidade. Desenvolve programas de treinamento de agentes ambientais em todo o país e de conscientização de crianças e adolescentes sobre preservação.
    Endereço: Rua Dr. Renato Paes de Barros, 512, conj. 131, São Paulo - SP
    Telefone: (11) 3842-5444, r. 111

  • Operação Amazônia Nativa (OPAN)
    Atua em todo o país para legalizar e reconhecer terras indígenas, dar apoio aos povos indígenas e proteger os ecossistemas regionais. Mantém projetos de demarcação das terras da tribo Kulina; resgate histórico-cultural do povo Parintintin Humaitá (Amazonas) e projeto de levantamento das potencialidades econômicas e manejo dos recursos naturais da área Enawene-Nawe, em Mato Grosso.
    Endereço: Av. Ipiranga, 27, Goiabeira, Cuiabá - MT
    Telefone: (65) 322-2980

  • Defensores da Terra
    ONG carioca, promove campanhas pela defesa dos ecossistemas dos parques e reservas naturais do Rio de Janeiro.
    Endereço: Rua Senador Dantas, 84-1.211, Rio de Janeiro - RJ
    Telefone: (21) 524-5809

  • Conservation International do Brasil
    Atua na conservação e uso sustentado da biodiversidade.
    Endereço: Av. Antônio Abrahão Caram, 820, conj. 302, Belo Horizonte - MG.
    Telefone: (31) 441-1795

  • Fundação Relictos
    Atua na região do Vale do Aço e do Vale do Rio Doce na área de educação ambiental.
    Endereço: Av. 26 de Outubro, Centro Comercial Bela Vista, loja 7-35, Ipatinga - MG
    Telefone: (31) 823-4782

  • Fundação Biodiversitas
    Realiza pesquisas científicas sobre fauna, flora e biomas brasileiros; eventos técnico-científicos e de educação ambiental; planejamento ambiental; criação, administração e manejo de unidades de conservação.
    Endereço: Av. do Contorno, 9.155, 11º andar, Belo Horizonte - MG
    Telefone: (31) 292-8235

    Funverde
    Entidade do Paraná que desenvolve projetos de educação ambiental e atua na preservação do Parque Nacional de Ilha Grande, situado próximo ao rio Paraná.
    Endereço: Rua Professor Ney Marques, 54404, Maringá - PR
    Telefone: (44) 225-6862

  • Instituto Socioambiental
    Tem o objetivo de propor soluções que integrem questões sociais e ambientais.
    Endereço: Av. Higienópolis, 901, sala 30, São Paulo - SP
    Telefone: (11) 825-5544
  • Crédito:Luiz Affonso

    Autor:Anderson Meire

    Fonte:Guajará Press