Rio de Janeiro, 18 de Maio de 2024

Salão de beleza canino


Parecem salões de beleza, mas são só pet shops. Você marca hora para um banho ou uma tosa e pode optar por um corte camuflado, uma ducha hidratante, xampus tonalizantes e até papelote. Tudo para os cachorros, é claro! E na hora de buscar o cãozinho novo e cheiroso, o dono se depara com mais tentações. As prateleiras das lojas estão cada vez mais cheias de produtos para a beleza canina. Tem até silicone para aplicar nas pontinhas dos pêlos, evitando que eles fiquem eriçados. Até lojas para seres humanos, em Ipanema, renderam-se às novidades. E, entre as marcas mais badaladas, há, pela primeira vez, uma prateleira com uma linha francesa completa para cães e gatos (Oh, my dog! e Oh, my cat!). Tudo para deixar o bichinho brilhante e sedoso. Aquelas mesmas promessas que os cosméticos femininos estão cansados de fazer.

— Temos vários clientes com bichos de estimação muito bem tratados, que os levam para a loja na hora das compras. Por isso, adotamos a linha, com perfumes sofisticados. É tão bom que nos Estados Unidos muitas adolescentes usam a água de colônia para gatos. Está todo mundo amando e comprando — comemora Paula Pereira, sócia da Shampoo.

E a semelhança com os produtos que os donos estão acostumados a comprar para si não fica por aí. Nas pets tem ainda xampu com filtro solar, silicone abrilhantador e até corretivo (!) para a área dos olhos. É principalmente para raças como o poodle e o maltês, com tendência a ficar com manchas embaixo dos olhos. Os corretivos deixam o local branquinho novamente, funcionam como a maquiagem e seu uso contínuo ajuda a clarear o pêlo.

 
 
Banhos hidratantes para acabar com os pêlos quebradiços

Um simples banho agora pode funcionar como um verdadeiro tratamento de beleza. Pêlos quebradiços e sem brilho nunca mais! Na Bicho Bacana, em Copacabana, por exemplo, há o banho hidratante, que restaura a pelagem e hidrata a pele do animal. Na Cãobeleireiro, no Leme e no Leblon, há uma hidratação feita com papelote. É indicado, principalmente, para cachorros com pêlo liso e longo. Fica fácil, fácil de pentear depois e eles não embolam com tanta facilidade.

— É uma hidratação profunda, feita com papel vegetal. O cão fica com papelote por umas três horas. E o bichinho toma banho antes e depois da aplicação: para tirar os resíduos de sujeira e os excessos do produto. Mas é preciso analisar cada animal. Há raças que não podem submeter-se a este tratamento, pois correm o risco de ficar com o aspecto oleoso — explica a veterinária Marta Fernandes, proprietária da Cãobeleireiro.

Também há truques para deixar a cor da pelagem mais definida. As pet shops utilizam xampus tonalizantes, mas há só três cores: bronze, preto e branco. Muitas vezes, nem é preciso pedir o serviço, as lojas já usam o produto para deixar o pêlo do animal com cor homogênea. E, em relação aos cortes, uma das novidade é o estilo camuflado, para esconder pequenas falhas.

— É para amenizar imperfeições. O poodle, por exemplo, se raspar tudo, fica com a perna fina e o corpo mais gordinho. A gente deixa mais pêlo na perna e corta mais no tronco para ficar proporcional — afirma a veterinária Isabella Morand, da Bicho Bacana.

E os “cabeleireiros” estão atentos às novidades. Cada vez há mais tosadores fazendo cursos de especialização em cortes feitos com tesoura. Ninguém mais quer aquele aspecto uniforme das máquinas.

— Dou aulas de tosa e as turmas, com dez pessoas, estão sempre cheias. A área de estética animal está crescendo muito. Hoje, até alguns gatos já são vistos tomando banhos gostosos no salão — afirma o tosador Antônio Neto, da Pet Ypiranga, especialista em estética canina.

Crédito:Anna Beth

Autor:Renata Magdaleno

Fonte:O Globo